Imagem de fundo

João Carlos, recém contratado para o cargo de assistente...

João Carlos, recém contratado para o cargo de assistente administrativo do Departamento de RH de uma determinada Prefeitura Municipal, redigiu um ofício a pedido do diretor da área de Gestão de Pessoas. No entanto, o diretor solicitou que fossem realizados diversos ajustes, pois o documento não apresentava concisão suficiente. Assinale a alternativa que apresenta o conceito adequado do atributo da concisão de acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018).


A

Possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.


B

Complementa a clareza e caracteriza-se por definir a articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.


C

Conclui a clareza e caracteriza-se por apresentar a manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico.


D

Permite ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para consegui-la, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias.


E

É antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. É a qualidade inserida no texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve, de forma alguma, entendê-la como economia de pensamento. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.