Questões de Concurso #419923
1
Q419923
Redação Oficial Manual de Redação da Presidência da República (3ª Edição, 2018)
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - TRE RN - Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - Analista Judiciário - Área: Administrativa

Considerando-se as qualidades exigidas na redação de documentos oficiais, está INCORRETA a afirmativa:

A

A concisão procura evitar excessos linguísticos que nada acrescentam ao objetivo imediato do documento a ser redigido, dispensando detalhes irrelevantes e evitando elementos de subjetividade, inapropriados ao texto oficial.

B

A impessoalidade, associada ao princípio da finalidade, exige que a redação de um documento seja feita em nome do serviço público e tenha por objetivo o interesse geral dos cidadãos, não sendo permitido seu uso no interesse próprio ou de terceiros.

C

Clareza e precisão são importantes na comunicação oficial e devem ser empregados termos de conhecimento geral, evitando-se, principalmente, a possibilidade de interpretações equivocadas, como na afirmativa: O Diretor informou ao seu secretário que os relatórios deveriam ser encaminhados a ele.

D

A linguagem empregada na correspondência oficial, ainda que respeitando a norma culta, deve apresentar termos de acordo com a região e com requinte adequado à importância da função desempenhada pela autoridade a quem se dirige o documento.

E

Textos oficiais devem ser redigidos de acordo com a formalidade, ou seja, há certos procedimentos, normas e padrões que devem ser respeitados com base na observância de princípios ditados pela civilidade, como cortesia e polidez, expressos na forma específica de tratamento.