Imagem de fundo

O principal negócio da Transpetro é a operação de...

O principal negócio da Transpetro é a operação de terminais, oleodutos e gasodutos. São mais de 8,5 mil quilômetros de dutos operados no Brasil.

Suponha que uma empresa foi encarregada pela Transpetro de fazer o licenciamento ambiental de um gasoduto que passa apenas por um estado. Os impactos diretos desse empreendimento atingem três municípios que pertencem a esse estado e os impactos indiretos também ficam restritos a esse estado. Esse gasoduto passa, ainda, por um Parque Nacional e por um trecho de uma reserva indígena.

A Resolução Conama no 237/1997 dispõe sobre procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental e a Lei Complementar no 140/2011 fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas.


Nesse contexto, o processo de licenciamento ambiental do gasoduto, a cargo dessa empresa, deverá ser realizado somente junto


A

ao Ibama/ICMBio.


B

ao órgão de controle ambiental do estado por onde ele passa.


C

à FUNAI e aos órgãos de controle ambiental dos três municípios e do estado por onde ele passa.


D

aos órgãos de controle ambiental dos três municípios e do estado por onde ele passa.


E

aos órgãos de controle ambiental dos três municípios por onde ele passa.