

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
TEXTO PARA AS QUESTÕES 04 E 05
Leia o texto sobre um programa de Financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP):
“O Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, estabelecido em 1998, financia projetos de pesquisa que abordam perguntas transformativas do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Os CEPIDs devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em temas relevantes em sua área do conhecimento. (...) As atividades dos Centros também devem contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas para o país. Por outro lado, os objetivos vão além da realização de pesquisa internacionalmente competitiva e da formação de recursos humanos altamente qualificados.
Para assegurar a apropriação dos resultados de pesquisa de um CEPID pela sociedade, é necessário conectar diferentes atores e instituições: pesquisadores, estudantes, instituições de pesquisa, agências de fomento nacionais e internacionais, pequenas e grandes empresas, governo, imprensa e sociedade. Os CEPIDs precisam estabelecer uma estratégia clara para acelerar a convergência de esforços de pesquisa e sua apropriação pela sociedade. O modelo dos CEPIDs possui dois mecanismos para acelerar essa convergência: inovação e difusão.”
Fonte: https://fapesp.br. Adaptado.
Sobre a postura no atendimento ao público, um manual feito pela divisão de bibliotecas da ESALQ-USP coloca o seguinte procedimento.
“Para o atendimento ao público é fundamental que a organização permita ao “pessoal de linha de frente” agir ____________ de acordo com cada situação, sendo essa uma das condições para o êxito deste tipo de atividade. Essa ____________ demonstra, ao colaborador, credibilidade no seu trabalho e, ao cliente, confiança no serviço prestado.”
“Postura de atendimento: conceitos e práticas” / K.M.A. Ferraz, V.A.S.
Zeferino e T.C.C. de Moraes. - -Piracicaba: USP/ESALQ - Divisão de
Biblioteca, 2020. Adaptado.
Para passar a ideia correta sobre o atendimento ao público, as lacunas podem ser adequadamente substituídas, respectivamente, por:
com autonomia para atuar; liberdade.
com um rígido protocolo para atuar; segurança.
sem treinamento específico; espontaneidade.
com total liberdade de atuação; postura igualitária.
com espontaneidade; rigidez.