Em 2019, o Brasil se tornou aliado preferencial extra-OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a partir da indicação realizada pelo governo dos Estados Unidos (EUA), ainda sob a presidência de Donald Trump. Ao ocupar essa posição, o Brasil se tornou:
um aliado estratégico militar dos EUA, incluído no pacto de defesa mútua da OTAN.
um aliado estratégico militar dos EUA, mas não incluído no pacto de defesa mútua da OTAN.
um sócio global da OTAN, podendo contribuir em operações e cooperar militarmente com diversos países membros.
um sócio global da OTAN, mas não apto a contribuir em operações, apesar de cooperar militarmente com diversos países membros.