Imagem de fundo

Durante uma atividade escolar, um adolescente comenta com o Secretário Escolar que gost...

Durante uma atividade escolar, um adolescente comenta com o Secretário Escolar que gostaria de organizar um grupo de leitura sobre temas sociais e religiosos, mas ouviu de colegas que isso não seria permitido por envolver opiniões pessoais e crenças. O secretário, conhecedor do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), explica que o jovem tem direito à liberdade de expressão, crença e participação comunitária.


Com base nessa situação e no ECA, assinale a alternativa correta:


A

O adolescente tem direito à liberdade de opinião, expressão, crença e participação comunitária, desde que respeite os limites legais e o ambiente escolar.


B

A organização de grupos por adolescentes é proibida, pois pode gerar conflitos ideológicos no ambiente escolar.


C

A liberdade de crença e culto religioso é restrita ao ambiente familiar, não se aplicando à escola.


D

O direito à liberdade inclui brincar, participar da vida comunitária e buscar orientação, mas não abrange a expressão de ideias.


E

O adolescente só pode expressar suas opiniões se forem aprovadas previamente pela direção da escola.