Imagem de fundo

Uma organização de trabalho é um sistema integrado que...

As questões de 11 a 38 desta prova baseiam-se em fragmentos textuais adaptados do artigo “Secretário executivo: o que você pode fazer de valioso para ser cobiçado pelo mercado de trabalho?”, escrito por Cláudia Brunelli Rêgo, secretária executiva e professora.


FRAGMENTO 2 – Questões de 18 a 23


POSTURA E APARÊNCIA


O secretário executivo é o cartão de visitas da organização. É a primeira pessoa com quem o cliente interno e o externo se deparam ao buscar contato com a empresa. Por postura, pode-se entender os itens relativos ao modo como se apresentar no ambiente de trabalho. Em primeiro lugar, é importante trajar-se de modo convencional e sóbrio, ou seja, estar bem vestido sem exagerar na elegância. Cuidado: vestir-se na última moda pode ser contraproducente. O ideal é não se descuidar da aparência.


Disponível em:< http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/secretario -executivo:-o-que-voce-pode-fazerde-valioso-para-ser-cobicado-pelo-mercado-de-trabalho?-1302/artigo/>. Acesso em: 5 jan. 2012. [Adaptado]

Uma organização de trabalho é um sistema integrado que depende da postura de cada indivíduo e do inter-relacionamento de todos eles. Logo, é importante cultivar a arte da boa convivência. A opção que apresenta uma situação em que o zelo pelas regras de boa convivência tenha sido observado é:


A

Ao chegar à empresa, o secretário cumprimenta cordialmente primeiro seus superiores e, depois, seus subordinados diretos.


B

Ao saber que um funcionário está na iminência de ser demitido, o secretário o alerta para que ele comece a procurar outro emprego.


C

O secretário, mesmo aborrecido devido a um comentário deselegante de um colega de trabalho, repassa-lhe as atividades diárias.


D

O secretário, ao transferir uma ligação ao executivo, deve permanecer por alguns minutos na linha para conferir se o assunto da conversa é da competência do chefe.