A notificação compulsória é realizada por médicos, por outros profissionais de saúde ou por responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Sobre a notificação compulsória relacionada ao trabalho é correto afirmar que:
notificar os casos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos é facultado ao primeiro profissional de saúde que atender o trabalhador.
ao receber um trabalhador que sofreu acidente de trabalho, deve-se notificar apenas após sua alta hospitalar e retorno para sua função de origem.
ao receber um trabalhador intoxicado, deve-se preencher a ficha de notificação somente se for um caso suspeito há mais de 5 anos.
dentre os grupos que apresentam considerável vulnerabilidade à exposição a agrotóxicos estão os trabalhadores rurais e os casos suspeitos e/ou diagnosticados de intoxicação exógena devem ser notificados.
a ficha a ser utilizada para referir o agravo ou a doença de notificação compulsória é a SIA-SUS – Sistema de Informação Ambulatorial.