

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As Normas Regulamentadoras (NR) consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos com o objetivo de garantir um trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
A instância de discussão para construção e atualização das normas regulamentadoras é o/a:
Comitê de Ergonomia e Igualdade no Trabalho.
Comissão Tripartite Paritária Permanente.
Comitê de Segurança e Saúde no Trabalho.
Conselho Nacional de Previdência Social.
Conselho Nacional do Trabalho.
As Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de normas que têm por objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores durante o exercício de suas atividades, considerando diferentes áreas de atuação.
Relacione as NR’s listadas a seguir às respectivas finalidades.
1. NR-15
2. NR-21
3. NR-28
( ) Fiscalização e penalidades
( ) Trabalhos a céu aberto
( ) Atividades e operações insalubres
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2.
3 – 2 – 1.
De acordo com a NR 1, o técnico de segurança do trabalho tem como uma de suas principais responsabilidades a aplicação das Normas Regulamentadoras (NRs) no ambiente de trabalho, garantindo a conformidade com a legislação vigente. Considerando essa função, qual das alternativas abaixo reflete corretamente as responsabilidades desse profissional?
Elaborar as Normas Regulamentadoras específicas para a empresa, adaptando-se às suas necessidades operacionais.
Supervisionar a aplicação das NRs garantindo a conformidade legal por parte dos trabalhadores e da empresa, além de sugerir ajustes necessários para melhorar as condições de trabalho.
Monitorar apenas os setores de maior risco, delegando a supervisão de áreas de baixo risco para os gestores de cada setor.
Realizar auditorias anuais nos setores de risco médio e alto, deixando os setores administrativos fora de seu escopo.
Atuar exclusivamente em funções administrativas, cabendo ao setor jurídico garantir o cumprimento das NRs.
A Norma Regulamentadora nº 1 estabelece diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST.
Nos termos dessa Norma, é correto afirmar:
A observância das NR desobriga as empresas do cumprimento dos códigos de obras e legislação sanitária Estados ou Municípios devido à superioridade da legislação federal.
O acompanhamento de representantes dos trabalhadores nas fiscalizações dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho deve contar com a autorização do empregador.
O trabalhador poderá interromper suas atividades quando constatar uma situação de trabalho que envolva um risco grave e iminente para a sua vida e saúde, comunicando imediatamente à sua chefia.
O levantamento preliminar de perigos deve ser realizado no início do funcionamento do estabelecimento.
No contexto da Segurança e da Medicina do Trabalho, assinale a alternativa que descreve corretamente as Normas Regulamentadoras (NR).
São diretrizes eletivas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que as empresas podem optar por seguir.
São leis federais aplicáveis apenas à indústria pesada e de alto risco.
São disposições complementares da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que descrevem exclusivamente as obrigações a serem cumpridas pelos trabalhadores.
São regulamentos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores, que definem requisitos obrigatórios para a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Um profissional de segurança do trabalho resolveu fazer um teste estatístico de hipótese para verificar qual seria o melhor horário para a realização de um treinamento. No final do teste, foi verificado que ocorreu o erro tipo I. Esse erro acontece quando:
rejeitamos a hipótese nula (H0 ) quando ela é falsa
não rejeitamos a hipótese nula (H0 ) quando ela é falsa
rejeitamos a hipótese nula (H0 ) quando ela é verdadeira
não rejeitamos a hipótese nula (H0 ) quando ela é verdadeira
A notificação compulsória é realizada por médicos, por outros profissionais de saúde ou por responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Sobre a notificação compulsória relacionada ao trabalho é correto afirmar que:
notificar os casos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos é facultado ao primeiro profissional de saúde que atender o trabalhador.
ao receber um trabalhador que sofreu acidente de trabalho, deve-se notificar apenas após sua alta hospitalar e retorno para sua função de origem.
ao receber um trabalhador intoxicado, deve-se preencher a ficha de notificação somente se for um caso suspeito há mais de 5 anos.
dentre os grupos que apresentam considerável vulnerabilidade à exposição a agrotóxicos estão os trabalhadores rurais e os casos suspeitos e/ou diagnosticados de intoxicação exógena devem ser notificados.
a ficha a ser utilizada para referir o agravo ou a doença de notificação compulsória é a SIA-SUS – Sistema de Informação Ambulatorial.
As normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho obrigam, nos termos da lei, o cumprimento a:
empregadores e empregados, urbanos e rurais.
empregadores e empregados, urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
empregadores e empregados, urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e contratos.
empregadores e empregados.
empregadores e empregados, urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e/ou regimes estatutários.
Em relação à segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, conforme Norma Regulamentadora específica, assinale a alternativa INCORRETA.
O Plano de Proteção Radiológica deve prever a monitorização individual dos trabalhadores, externa, de corpo inteiro ou de extremidades, devendo ser feita através de dosimetria com periodicidade trimestral.
São exemplos de agentes biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não, as culturas de células e as toxinas.
O empregador deve vedar o uso de calçados abertos.
Os empregadores devem fornecer gratuitamente programa de imunização ativa contra tétano, difteria e hepatite B.
Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O empregado que justificadamente deixa de submeter-se aos exames médicos previstos em norma reguladora não comete ato faltoso nem está sujeito às penalidades dispostas em lei pertinente.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
As normas regulamentadoras (NR) são de observância obrigatória, tanto pelas empresas e pelas pessoas jurídicas, quanto por qualquer outro que possua empregados regidos pela CLT. NR aplicadas a refinarias de petróleo incluem: a NR 4 – SESMT; a NR 12 – Máquinas e Equipamentos; a NR 13 – Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão; e a NR 16 – Atividades e Operações Perigosas.
Dentre as atribuições de um técnico de segurança está a inspeção das condições de trabalho em áreas, equipamentos e instalações — o que exigirá dele, muitas vezes, o conhecimento específico de algumas técnicas, como, por exemplo, a de soldagem. A soldagem a arco elétrico (com eletrodo revestido) é um dos mais importantes processos de fabricação mecânica utilizados na área industrial.
Uma característica marcante dessa soldagem é o fato de elarestringir-se somente às funilarias.
ser largamente aplicada na construção de navios, caldeiras, vasos de pressão e estruturas metálicas.
produzir, durante o processo, uma escória que não possui vantagem alguma para o mesmo, só servindo para o resfriamento da obra.
ter, como desvantagem principal, não poder variar as polaridades utilizadas no processo, ou seja, polaridade (−) e (+) entre peça e eletrodo.
ter a vareta (arame) metálica revestida, que não se consome durante a soldagem e que se presta apenas para a condução da corrente elétrica.
Os procedimentos de segurança do trabalho são determinados por normas regulamentadoras, de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas, sob fiscalização, em âmbito nacional, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.
Toda informação relativa à função exercida ou ao estado de saúde de um trabalhador com deficiência deve ser divulgada nos diferentes setores da empresa com a intenção de promover a discussão sobre a discriminação no ambiente de trabalho.
Sobre as Normas Regulamentadoras − NRs pode-se afirmar:
A observância das NRs desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
As NRs, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
As NRs não são aplicadas em canteiros de obra, por serem consideradas área do trabalho de permanência temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra.
Não é mandatório o empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços a aplicar as NRs.
A NR deve ser adotada pelo empregador de profissionais liberais, sendo isentas desta obrigatoriedade as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.