Imagem de fundo

Em um hospital público de médio porte, uma técnica de enfermagem sofre um corte profund...

Em um hospital público de médio porte, uma técnica de enfermagem sofre um corte profundo na mão durante o descarte de material perfurocortante, que havia sido acondicionado incorretamente. Na análise do acidente, identificou-se que o risco já constava no inventário de riscos ocupacionais, mas não havia evidência de que as medidas preventivas foram efetivamente implantadas.


Considerando-se o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) conforme estabelecido na NR 1, tal ocorrência


A

caracteriza falha na efetivação do plano de ação, exigindo reavaliação sistemática da eficácia das medidas preventivas adotadas.


B

justifica a abertura de novo inventário de riscos, pois toda ocorrência de acidente impõe a reformulação do documento base.


C

demonstra que o Programa de Gerenciamento de Riscos estava vigente, sendo suficiente o registro do evento para fins de documentação legal da empresa.


D

permite a manutenção das medidas existentes, desde que a análise conclua que o fator causal foi o comportamento da trabalhadora.


E

obriga a instituição a apresentar à fiscalização relatório técnico, ainda que sem alterações no plano de ação anterior.