Imagem de fundo

Na reforma de um edifício, uma equipe executaria...

Na reforma de um edifício, uma equipe executaria simultaneamente serviços em altura, soldagem, movimentação de cargas por guindaste e intervenções em circuito elétrico desenergizado, mediante bloqueio e etiquetagem.

Antes do início das atividades, o Engenheiro de Segurança do Trabalho deveria selecionar uma técnica que permitisse identificar perigos, analisar as interações entre as tarefas e definir medidas de controle antes da execução dos serviços.


Nessa situação, a ferramenta mais adequada é


A

utilizar exclusivamente o mapa de riscos, por sintetizar graficamente todos os perigos existentes no ambiente de trabalho.


B

aplicar apenas uma árvore de falhas (FTA), por ser a técnica mais indicada para analisar atividades com múltiplos riscos simultâneos.


C

empregar somente uma matriz de probabilidade e severidade, dispensando a identificação sistemática dos perigos e das medidas de controle.


D

elaborar uma Análise Preliminar de Riscos (APR), contemplando os perigos de cada etapa da atividade e as respectivas medidas de prevenção.


E

realizar um estudo de perigos e operabilidade (HAZOP), independentemente da complexidade do processo, por ser obrigatório para qualquer atividade de manutenção.