

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na avaliação ambiental de uma fundição, o engenheiro de segurança do trabalho aplicou os procedimentos previstos na NHO-06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor (Fundacentro), com o objetivo de determinar o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) e verificar o grau de exposição dos trabalhadores ao calor. Foram registradas as variáveis ambientais pertinentes e analisadas as características das atividades executadas no posto de trabalho.
De acordo com a NHO-06, considera-se taxa metabólica (M) a
quantidade de energia absorvida pelo corpo humano por unidade de tempo em função da radiação térmica.
quantidade de energia por unidade de tempo produzida no interior do corpo humano correspondente à atividade física exercida.
quantidade de oxigênio consumida por unidade de tempo no ambiente de trabalho.
taxa de dissipação do calor corporal por convecção e evaporação durante o trabalho.
variação da temperatura média corporal em função do esforço físico realizado.
O índice utilizado pelas normas regulamentadores do trabalho para avaliação da exposição ao calor é conhecido pela sigla
ET.
PMV.
UTCI.
WBGT.
IBUTG.
Para estresse térmico, utiliza-se índice calculado a partir das temperaturas de bulbo úmido, de globo e, quando aplicável, da temperatura do ar, obtido com termômetro de globo e outros sensores.
Certo
Errado
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 15 (Atividades e operações insalubres), no seu Anexo 3 (Limites de tolerância para exposição ao calor), assinale a alternativa correta.
O Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo Médio (IBUTG) e a Taxa Metabólica Média, a serem considerados na avaliação da exposição ao calor, devem ser aqueles que, obtidos no período de 30 (trinta) minutos corridos, resultem na condição mais amena de exposição.
O objetivo do Anexo 3 é estabelecer critério para caracterizar as atividades ou operações insalubres decorrentes da exposição ocupacional ao calor em ambientes abertos e sem fonte artificial de calor.
As situações de exposição ocupacional ao calor, caracterizadas como insalubres, serão classificadas em grau médio.
Caso uma atividade específica não esteja apresentada no Quadro 2 (Taxa metabólica por tipo de atividade) desse Anexo, o valor da taxa metabólica deverá ser a maior taxa metabólica do referido Quadro.
A avaliação de sobrecarga térmica é igual à obtida por meio do termômetro de bulbo seco.
Joab, Operador de Máquinas Pesadas, foi contratado para atuar na pavimentação asfáltica do município que atua. Suas atividades serão realizadas durante o verão, período em que ficará exposto à intensa radiação solar e elevadas temperaturas. Objetivando a prevenção do estresse térmico e a redução do risco de adoecimento ocupacional, Joab deverá ser submetido a um protocolo de aclimatização com aumento gradual de sua jornada de trabalho.
Quanto aos trabalhadores não aclimatizados, conforme a Norma de Higiene Ocupacional nº6 (NHO-06) - Avaliação da exposição ocupacional ao calor, analise as assertivas a seguir.
I- Trabalhadores que tiverem exposições eventuais ou periódicas em atividades nas quais não estão expostos diariamente.
II- Trabalhadores que, mesmo já anteriormente aclimatizados, tenham se afastado da condição de exposição por mais de 10 (dez) dias.
III- Trabalhadores que passarem a exercer atividades que impliquem na exposição ocupacional ao calor mais favorável do que aquelas a que estavam expostos anteriormente.
IV- Trabalhadores que iniciarem atividades que impliquem na exposição ocupacional ao calor.
Para que Joab seja considerado um trabalhador não aclimatizado é CORRETO o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Em higiene ocupacional, para o êxito na adoção de medidas preventivas, parte-se de alguns pressupostos fundamentais. Nesse sentido, é correto afirmar:
o monóxido de carbono é classificado como um agente asfixiante simples que, quando absorvido, age ligando-se inteiramente ao oxigênio fixado na hemoglobina.
para a introdução de controles preventivos no caso dos agentes de risco de natureza biológica, basta a presença de microrganismos no ambiente analisado.
uma vez identificada a presença de vibrações caracterizadas como de corpo inteiro, a medida preventiva considerada viável e única é a eliminação do agente de risco.
o limite de exposição ocupacional para a exposição ao calor leva em consideração a taxa metabólica média e as condições ambientais medidas pelo IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo).
o controle do ruído, por razões técnicas e econômicas, é mais eficaz, com melhores resultados, quando instituído no trabalhador exposto.
Na exposição ocupacional ao calor, o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG) médio é calculado como a média ponderada no tempo dos valores obtidos nos 60 minutos corridos mais críticos.
Certo
Errado
Segundo a NHO-06, o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG) é usado para realizar a determinação de:
conforto térmico
níveis de iluminamento
sobrecarga térmica
vibração ocupacional
Durante serviços de manutenção elétrica em uma subestação abrigada, o técnico de segurança do trabalho identificou que os trabalhadores permanecem por longos períodos em ambiente com temperatura elevada, ventilação insuficiente e uso obrigatório de vestimentas de proteção, o que gera relatos frequentes de fadiga e desconforto térmico.
Considerando o exposto na NR-9, um exemplo de medida de caráter exclusivamente preventivo que poderia ser adotada nessa situação seria
utilizar barreiras para o calor radiante.
adequar o sistema de ventilação do ar.
reduzir a temperatura ou a emissividade das fontes de calor.
disponibilizar água fresca potável (ou outro líquido de reposição adequado) e incentivar a sua ingestão.
alternar operações que gerem exposições a níveis mais elevados de calor com outras que não apresentem exposições ou impliquem exposições a menores níveis, resultando na redução da exposição.
No desenvolvimento do PGR, o engenheiro de segurança realizou a avaliação da exposição ao calor, conforme metodologia da NHO 06 da Fundacentro. Após o cálculo do IBUTG, ele identificou situação que exige aplicação de incremento de ajuste no índice obtido, conforme critérios técnicos da referida metodologia. O incremento é aplicado quando o(a):
trabalho é classificado como leve quanto à taxa metabólica
atividade ocorre em ambiente externo com ventilação natural
jornada adota regime de pausas baseado na organização do trabalho
trabalhador utiliza vestimentas que alteram a troca térmica entre o corpo e o ambiente
As organizações devem implementar medidas de prevenção para garantir que a exposição ocupacional ao calor não resulte em efeitos adversos à saúde. Para a correta determinação da sobrecarga térmica, é essencial realizar uma análise quantitativa que integre variáveis ambientais específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta denominação do índice utilizado para avaliação da exposição ocupacional ao calor que leva em consideração temperatura, velocidade, umidade do ar e calor radiante.
Índice metabólico de bulbo
Índice de temperatura de globo
Índice térmico de calor radiante
Índice de bulbo úmido termômetro de globo
Índice de metabólico de umidade e temperatura
Em uma indústria metalúrgica denominada ABC, um técnico de segurança do trabalho realizou uma avaliação térmica em um ambiente interno sem carga solar, e obteve-se os seguintes valores:
Temperatura de bulbo úmido natural: 28 °C
Temperatura do globo: 36 °C
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do IBUTG encontrado.
33,6 °C
30,4 °C
31,8 °C
32,3 °C
31,4 °C
De acordo com o Anexo III da NR‑09 (Calor), a organização deve orientar os trabalhadores expostos sobre, dentre outros aspectos:
a obrigatoriedade de usar roupas de algodão e beber no mínimo 2 litros de água por hora.
os distúrbios relacionados ao calor e seus sinais e sintomas, bem como as condutas em emergências.
a realização de treinamento semestral sobre primeiros socorros para queimaduras.
A proibição de trabalhos em ambientes com IBUTG acima de 30°C sem autorização médica.
a utilização de protetor solar fator 50, mesmo em ambientes internos.
Foi realizada uma avaliação da exposição ocupacional ao calor de um trabalhador que é exposto ao ambiente externo com carga solar direta e sem carga solar direta. Para as duas situações, as medidas de temperatura em graus Celsius foram as mesmas, ou seja, tg = 20, tbn = 24 e tbs = 25. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o IBUTG para o ambiente com carga solar direta das temperaturas medidas em graus Celsius.
IBUTG = 23,3.
IBUTG = 21,2.
IBUTG = 21,3.
IBUTG = 24,3.
IBUTG = 22,8.
Segundo a NHO-06 (Fundacentro, 2025), analise as assertivas a seguir:
I. As vestimentas utilizadas pelo trabalhador não têm influência nas trocas de calor do corpo com o ambiente, devendo, portanto, ser desconsideradas na avaliação da exposição ocupacional ao calor.
II. O critério de avaliação da exposição ocupacional ao calor adotado pela NHO-06 tem por base o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) relacionado à Taxa Metabólica (M).
III. Valor Teto é o valor de IBUTG relacionado a uma taxa metabólica que define condições extremas nas quais o trabalhador não é mais capaz de manter o equilíbrio térmico, implicando aumento da temperatura central de 1 °C em menos de 15 minutos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Em relação à normas de Higiene Ocupacional relacionadas à exposição ao calor em uma unidade de uma sociedade empresária, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A avaliação de trabalhadores que pertençam ao mesmo Grupo de Exposição Similar pode dispensar, sob certas condições, a avaliação da exposição e todos os trabalhadores.
( ) A temperatura de bulbo úmido natural é obtida por um sensor de temperatura posicionado no centro de uma esfera de cobre.
( ) A unidade empregada para medição da taxa metabólica é o watt (W).
As afirmativas são, respectivamente,
V – V – F.
V – F – F.
V – F – V.
F – F – V.
F – V – F.
O gari trabalha muitas horas exposto ao sol. Para proteger sua saúde e evitar doenças, como o câncer de pele, ele deve utilizar todos os dias:
Uma touca de crochê e meias de lã.
Óleo bronzeador e chinelo de dedo.
Camiseta regata e bermuda bem curta para evitar suar.
Protetor solar, boné com proteção para a nuca e uniforme de manga longa.
Apenas óculos de grau, sem a necessidade de protetor solar.
Um trabalhador exerce suas atividades em ambiente interno, sem carga solar, sendo realizada a avaliação de exposição ao calor conforme o Anexo 3 da NR-15. Durante a medição, verificou-se que os valores da temperatura de bulbo úmido natural (Tbn) e da temperatura de globo (Tg) eram, respectivamente, 23 ºC e 28 ºC. Com base nesses dados, o valor do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) é:
24,5
25,2
26,0
26,8
27,5
Um trabalhador de uma construção civil trabalha, 8h por dia exercendo suas atividades. A exposição ao calor é algo habitual nesse ramo, visando a inúmeras funções a qual ele pode exercer. De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional nº 06 (NHO-06): o limite de exposição ocupacional ao calor é estabelecido com base no Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) médio ponderado e na taxa metabólica média ponderada (M).
A partir dessas informações, assinale a alternativa correta sobre o limite de exposição.
Deve-se levar em consideração as pausas realizadas pelo trabalhador durante sua atividade.
O limite estabelecido refere-se a horários específicos, não sendo aplicado a qualquer intervalo contínuo.
Refere-se a um período de 60 minutos corridos e deve ser respeitado em qualquer momento da jornada laboral.
Trata-se de um limite temporal que deve ser observado em qualquer intervalo contínuo de 45 minutos ao longo da jornada de trabalho.
Esse limite não se aplica a qualquer período de 60 minutos corridos, devendo ser considerado em horários previamente determinados da jornada de trabalho.
Durante a avaliação das condições térmicas em ambiente de trabalho, impõe-se a integração entre fundamentos toxicológicos e os procedimentos técnicos previstos na NHO-06 para caracterização da exposição ocupacional ao calor. Nesse contexto, consideradas exclusivamente essas bases conceituais e normativas, examine as alternativas e assinale aquela que corresponde integralmente ao procedimento técnico exigido.
Integrar a relação dose-resposta e os mecanismos de toxicodinâmica e toxicocinética à aplicação dos critérios técnicos de avaliação quantitativa previstos na NHO-06, incluindo a determinação do IBUTG para caracterização da exposição ocupacional ao calor.
Aplicar os critérios técnicos de avaliação previstos na NHO-06 sem considerar a relação dose-resposta e os mecanismos de toxicodinâmica e toxicocinética na caracterização da exposição ocupacional ao calor.
Integrar a relação dose-resposta e os mecanismos de toxicodinâmica e toxicocinética, dispensando a aplicação dos critérios técnicos de avaliação quantitativa previstos na NHO-06 para o calor ocupacional.
Utilizar critérios clínicos subjetivos para avaliação da exposição ocupacional ao calor, substituindo a aplicação dos procedimentos técnicos previstos na NHO-06.