Questões de Concurso sobre NR 12 - Máquinas e Equipamentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
792 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, item 12.5.2. Os sistemas de segurança devem ser selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos, EXCETO:


A

Ter categoria de segurança conforme apreciação de riscos prevista nas normas técnicas oficiais.


B

Estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.


C

Instalação de modo que facilite a sua burla.


D

Manterem-se sob vigilância automática, ou seja, monitoramento, se indicado pela apreciação de risco, de acordo com a categoria de segurança requerida, exceto para dispositivos de segurança exclusivamente mecânicos.


E

Paralisação dos movimentos perigosos e demais riscos quando ocorrerem falhas ou situações anormais de trabalho.

A figura abaixo ilustra situações de risco à integridade física dos trabalhadores em atividade no setor industrial.


Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o arcabouço legal em Segurança e Saúde no Trabalho, tem-se o descumprimento de itens da Norma Regulamentadora nº:


A

02.


B

12.


C

18.


D

21.


E

27.

A figura abaixo ilustra uma situação considerada de Grave e Iminente Risco à integridade física dos trabalhadores. Analise-a.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com o arcabouço legal em Segurança e Saúde no Trabalho, tem-se o descumprimento de itens da Norma Regulamentadora nº


A

02.


B

08.


C

12.


D

21.


E

27.

Conforme a NR 12, assinale a alternativa que apresenta as medidas de proteção de acordo com a ordem de prioridade.


A

I. Medidas administrativas ou de organização do trabalho, II. Medidas de proteção individual e III. Medidas de proteção coletiva.


B

I. Medidas de proteção coletiva, II. Medidas administrativas ou de organização do trabalho e III. Medidas de proteção individual.


C

I. Medidas de proteção individual, II. Medidas de proteção coletiva e III. Medidas administrativas ou de organização do trabalho.


D

I. Medidas de proteção coletiva, II. Medidas de proteção individual e III. Medidas administrativas ou de organização do trabalho.

Sobre a Norma Regulamentadora N° 12 (NR-12), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A NR-12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, considerando ainda sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

( ) Entre as máquinas as quais a NR-12 se aplica, têm-se: máquinas e equipamentos movidos ou impulsionados por força humana ou animal, máquinas e equipamentos classificados como eletrodomésticos, equipamentos estáticos, ferramentas portáteis e ferramentas transportáveis.

( ) De acordo com a NR-12, considera-se proteção o elemento especificamente utilizado para prover segurança por meio de barreira física, podendo ser uma proteção fixa ou móvel. No caso da proteção móvel, ela pode ser aberta sem o uso de ferramentas, sendo geralmente ligada por elementos mecânicos à estrutura da máquina ou a um elemento fixo próprio, e deve se associar a dispositivos de intertravamento.

( ) As máquinas e equipamentos, assim como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores dos riscos a que estão expostos, tais sinalizações são referentes somente a inscrições nas máquinas e equipamentos da palavra “perigo” escrita na língua portuguesa ou “danger” escrita na língua inglesa, e de forma legível.

( ) Em relação à capacitação, deve ocorrer depois que o trabalhador assuma sua função, ser custeada integralmente pelo trabalhador, ter carga horária máxima definida pelo empregador, ser ministrada a todos os trabalhadores interessados, não necessitando de qualificação profissional para esse fim, bastando somente a experiência prática na área.


Assinale a sequência correta.


A

V, V, F, V, V


B

F, F, V, V, F


C

V, F, V, F, F


D

F, V, V. F. F


E

V, F, F, V, V

A análise preliminar de riscos deve ser implementada sempre que necessário, sob os critérios do setor de segurança do trabalho ou da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa, porém, algumas normas regulamentadoras estabelecem a obrigatoriedade da avaliação de riscos das atividades. Sendo assim, analise as alternativas apresentadas e marque qual alternativa exige a APR para a realização da atividade da sua área de atuação:


A

NR 11 (Transporte, Movimentação, armazenagem e manuseio de materiais).


B

NR 16 (Atividades e operações perigosas).


C

NR 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração).


D

NR 12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos).


E

NR 5 (Comissão interna de prevenção de acidentes).

Intertravamento é um processo de ligação entre os contatos auxiliares de vários dispositivos, pelo qual as posições de operação desses dispositivos são dependentes umas das outras. As máquinas e implementos dotados de proteções móveis associadas a dispositivos de intertravamento devem:


A

operar somente quando as proteções estiverem abertas, assim diminui a possibilidade de ocorrer acidentes.


B

paralisar suas funções perigosas quando as proteções forem fechadas durante a operação, tais medidas diminuem a ocorrência de danos ao equipamento.


C

garantir que o fechamento das proteções por si só não possa dar início às funções perigosas.


D

executar manualmente procedimentos de abrir e fechar as proteções que são independentes umas das outras.


E

utilizar o sistema de proteções que não garantem boa funcionalidade do equipamento e podem fazer com sua operacionalidade seja dificultada.

Considerando-se a ordem de prioridade das medidas de proteção a serem adotadas, a NR 12 define que possuem ordem de prioridade sobre as demais as:


A

Medidas internacionais.


B

Medidas de proteção individual.


C

Medidas de organização do trabalho.


D

Medidas administrativas.


E

Medidas de proteção coletiva.

Ao observar os cuidados necessários ao zelo e as boas práticas da mecânica, analise as afirmativas apresentadas:


I.Ao longo da jornada de trabalho, as ferramentas manuais podem ficar sujas com graxa e óleo.


Contudo:


II.É importante que quando possível ou final da jornada de trabalho todo o ferramental seja limpo e armazenado no local adequado.


Pode-se concluir que:


A

As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.


B

A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.


C

As duas afirmações são falsas.


D

A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

O Glossário das Normas Regulamentadoras (NR) define o termo técnico ou expressão, com objetivo de uma aplicação mais efetiva da NR. Assinale a alternativa que refere INCORRETAMENTE o termo técnico e sua definição.


A

NR 10 – Barreira: dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas.


B

NR 12 – Apreciação de Risco: combinação da especificação dos limites da máquina, identificação de perigos e estimativa de riscos.


C

NR 13 – Plano de inspeção: descrição das atividades, incluindo os exames e testes a serem realizados, necessárias para avaliar as condições físicas de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, considerando o histórico dos equipamentos e os mecanismos de danos previsíveis.


D

NR 20 – Emissões fugitivas: liberações de gás ou vapor inflamável que ocorrem de maneira contínua ou intermitente durante as operações normais dos equipamentos. Incluem liberações em selos ou gaxetas de bombas, engaxetamento de válvulas, vedações de flanges, selos de compressores, drenos de processos.


E

NR 35 – Absorvedor de energia: elemento com função de limitar a força de impacto transmitida ao trabalhador pela dissipação da energia cinética.

As máquinas e os equipamentos devem dispor de acessos permanentemente fixados e seguros a todos os seus pontos de operação, de abastecimento e de inserção de matérias-primas. Os acessos, como as rampas, devem ser dimensionados de modo seguro, de forma a suportar os esforços solicitantes e a movimentação segura do trabalhador.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do ângulo máximo de inclinação de rampas de acesso permanentes, tendo como referência o piso.


A

20°


B

25°


C

30°


D

35°


E

40°

Considerando-se a segurança do trabalho, os riscos de acidente com máquinas estão relacionados com:


I. O perigo real, medido pela severidade dos danos que possam decorrer do contato com os componentes da máquina.

II. A subjetividade da percepção do risco, com que cada indivíduo identifica os vários perigos e a sua capacidade para preveni-los.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

A figura abaixo ilustra uma situação de risco grave e iminente à integridade física dos trabalhadores.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com o arcabouço legal em Segurança e Saúde no Trabalho, há o descumprimento de itens de qual Norma Regulamentadora?


A

02.


B

12.


C

14.


D

21.


E

27.

Referente à Norma Regulamentadora N° 12 (NR-12), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- Os procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos podem ser as únicas medidas de proteção adotadas para prevenir acidentes.


PORQUE


II- Os serviços que envolvam risco de acidente de trabalho em máquinas e equipamentos, exceto operação, devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, sob supervisão e anuência expressa de profissional habilitado ou qualificado, desde que autorizados.


Está correto o que se afirma em


A

As asserções I e II são proposições falsas.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


C

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


D

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo a Norma Regulamentadora 12 – Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos, qual o componente (Figura 1) com redundância e circuito eletrônico dedicado para acionar e supervisionar funções específicas de segurança, tais como dispositivo de intertravamento, sensores, circuitos de parada de emergência, válvulas e contatores, garantido que, em caso de falha ou defeito desses ou em sua fiação, a máquina interrompa o funcionamento e não permita a inicialização de um novo ciclo, até o defeito ser sanado?


Imagem associada para resolução da questão

Figura 1


A

Cortina de Luz.


B

Seletor de Posição.


C

Relé de Segurança.


D

Batente de Segurança.


E

Tapete de Segurança.

A NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) estabelece determinadas proibições com relação a máquinas e equipamentos, com EXCEÇÃO de:


A

utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos


B

utilizar-se de chave geral como dispositivo de partida e parada


C

existência de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia elétrica


D

possuir dispositivo protetor contra sobre tensão quando a elevação da tensão puder ocasionar risco de acidentes

Ainda de acordo com a NR 12, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Nas máquinas e equipamentos cuja operação requeira a participação de mais de uma pessoa, o número de dispositivos de acionamento simultâneos deve corresponder ao número de operadores expostos aos perigos decorrentes de seu acionamento, de modo que o nível de proteção seja o mesmo para cada trabalhador.


B

As máquinas e equipamentos, cujo acionamento por pessoas não autorizadas possam oferecer risco à saúde ou integridade física de qualquer pessoa, devem possuir sistema que possibilite o bloqueio de seus dispositivos de acionamento.


C

Os componentes relacionados aos sistemas de segurança e comandos de acionamento e parada das máquinas, inclusive de emergência, devem garantir a manutenção do estado seguro da máquina ou equipamento quando ocorrerem flutuações no nível de energia além dos limites considerados no projeto, incluindo o corte e restabelecimento do fornecimento de energia.


D

As máquinas e equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, partículas ou substâncias, devem possuir proteções que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores.


E

As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes. Os dispositivos de parada de emergência devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

De acordo com a NR-12 - segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, cabe aos trabalhadores:


I. Cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos;

II. Realizar, sempre que houver necessidade, qualquer tipo de alteração nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos, para que não coloque em risco a sua saúde e integridade física ou de terceiros;

III. Comunicar seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função;

IV. Participar dos treinamentos fornecidos pelo empregador para atender às exigências/requisitos descritos nesta Norma;

V. Colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas nesta Norma.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas o item I está incorreto.


B

Apenas o item II está incorreto.


C

Os itens II e IV estão incorretos.


D

Todos os itens estão corretos.


E

Nenhum item está correto.

Analise as assertivas sobre a NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e assinale a alternativa correta.


I. A NR 12 não se aplica às ferramentas portáteis e ferramentas transportáveis.

II. É permitida a movimentação segura de máquinas e equipamentos fora das instalações físicas da empresa para reparos, adequações, modernização tecnológica, desativação, desmonte e descarte.

III. É proibida a segregação, o bloqueio e a sinalização que impeçam a utilização de máquinas e equipamentos, enquanto estiverem aguardando reparos, adequações de segurança, atualização tecnológica, desativação, desmonte e descarte.

IV. As máquinas estacionárias devem possuir medidas preventivas quanto à sua estabilidade, de modo que não basculem e não se desloquem intempestivamente por vibrações, choques, forças externas previsíveis, forças dinâmicas internas ou qualquer outro motivo acidental.


A

Todas estão corretas.


B

Apenas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas I, II e III estão corretas.


D

Apenas I, II e IV estão corretas.

Várias medidas podem ser praticadas para garantir a Segurança do Trabalho durante a manutenção de máquinas e equipamentos. Nesse sentido, assinalar a alternativa que apresenta uma medida que contribui para a Segurança do Trabalho:


A

Realizar o bloqueio mecânico dos dispositivos de energia, mantendo o bloqueio na posição desligado ou fechado a fim de impedir a reenergização durante a manutenção.


B

Realizar o bloqueio mecânico dos dispositivos de energia, mantendo o bloqueio na posição ligado ou aberto para possibilitar a reenergização durante a manutenção.


C

Executar a atividade de manutenção em máquinas, utilizando esporadicamente os Equipamentos de Proteção Individual inerentes à atividade


D

Direcionar a atividade de manutenção de máquinas e implementos para pessoas que não tenham recebido treinamento relacionado à atribuição.


E

Fazer a manutenção da máquina quando esta estiver em operação.

   
Gerar simulado