Questões de Concurso sobre NR 12 - Máquinas e Equipamentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
780 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre segurança na operação de máquinas, registre (V) quando verdadeira e (F) quando falsa:


( )O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório, devendo ser adotado conforme as condições de operação.

( )A experiência do operador elimina a necessidade de medidas preventivas.

( )A análise do ambiente reduz riscos de acidentes.


A sequência CORRETA é:


A

V, F, V.


B

V, F, F.


C

F, V, V.


D

V, V, F.

Um Operador de Máquinas Pesadas é designado para realizar serviços de terraplanagem em uma obra urbana. Ao iniciar o turno, ele percebe que seu capacete está com a aba trincada e que não há colete de sinalização disponível no almoxarifado. O supervisor orienta que ele inicie os trabalhos assim mesmo, pois o prazo da obra está atrasado. Considerando as normas de segurança no trabalho e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a conduta CORRETA do operador é:


A

Solicitar ao colega de turno que opere no seu lugar enquanto aguarda a reposição dos EPIs, pois a troca de funções entre operadores é uma solução prevista nas normas regulamentadoras para situações emergenciais.


B

Atender à orientação do supervisor e iniciar a operação, pois a responsabilidade pelo fornecimento de EPI é exclusiva da empresa, isentando o operador de qualquer culpa em caso de acidente.


C

Recusar-se a operar o equipamento nas condições apresentadas, comunicar formalmente a situação ao setor responsável e aguardar o fornecimento dos EPIs íntegros antes de iniciar as atividades.


D

Iniciar os trabalhos apenas com os EPIs disponíveis, adaptando o capacete trincado com fita adesiva, pois em obras com prazo a ser cumprido a produtividade deve ser priorizada em relação à segurança.

Na indústria, são usados diferentes tipos de máquinas que possuem partes elétricas protegidas por invólucros. Existe um grau de proteção – IP que identifica as características do invólucro. Sobre o grau de proteção, conforme a NR-12, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Ele é uma representação numérica com três algarismos que identificam as características do invólucro quanto à penetração de objetos sólidos ou líquidos.

II. O 1º (primeiro) algarismo do grau de proteção – IP determina o grau de proteção dos equipamentos, quanto a objetos sólidos.

III. O 2º (segundo) algarismo do grau de proteção – IP determina o grau de proteção dos equipamentos, quanto à entrada de água.

IV. O 3º (terceiro) algarismo do grau de proteção – IP determina o grau de proteção dos equipamentos, quanto à imersão total.


A

Apenas I e II.


B

Apenas I, II e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas I, II e IV.


E

Apenas I e IV.

Considerando os princípios gerais da NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, analise as afirmativas abaixo:


I. As disposições da NR-12 referem-se a equipamentos novos e usados, exceto nos itens em que houver menção específica quanto a sua aplicabilidade.

II. Essa NR se aplica às máquinas e aos equipamentos movidos ou impulsionados por força humana ou animal.

III. Estão no escopo da NR-12 as máquinas certificadas pelo INMETRO, desde que atendidos todos os requisitos técnicos de construção relacionados à segurança da máquina.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II, apenas.


D

I, II e III.

Conforme a NR-12, Portaria SEPRT nº 916/2019, é proibida nas máquinas e equipamentos a utilização de ___________ nos circuitos elétricos.



Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

contatores


B

interface única de segurança


C

controladores lógicos programáveis


D

chaves tipo faca


E

bornes

A segurança em máquinas e equipamentos é crucial para prevenir acidentes graves, lesões e até fatalidades no ambiente de trabalho. Nesse contexto, a NR 12 desempenha um papel fundamental, pois assegura a integridade física dos colaboradores, aumenta a produtividade, evita prejuízos financeiros com processos, além de garantir conformidade legal, promovendo um ambiente de trabalho mais confiável, eficiente e seguro para todos. Sobre os conceitos da NR 12, assinale a alternativa CORRETA:


A

Os dispositivos de parada de emergência devem ser usados como medida auxiliar, não podendo ser alternativa a medidas adequadas de proteção.


B

As proteções devem ser projetadas e construídas de modo a dificultar o acesso à zona de perigo.


C

A capacitação em segurança no trabalho em máquinas e equipamentos deve ocorrer no momento que o trabalhador assume a sua função.


D

Os quadros ou painéis de comando e potência das máquinas e equipamentos devem ser construídos de fibra de vidro e pintados com tinta retardante ao fogo.


E

É permitida nas máquinas e equipamentos a utilização de chave geral, como dispositivo de partida e parada.

Conforme a NR-12 – Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos, Portaria SEPRT nº 916/2019, a Figura 1 abaixo apresenta exemplos de dispositivos detectores de presença mecânicos e não mecânicos, que atuam quando uma pessoa ou parte do seu corpo adentra a zona de detecção, enviando um sinal para interromper ou impedir o início de funções perigosas. Esses dispositivos são denominados:


Imagem associada para resolução da questão


Figura 1


A

Sensores de segurança.


B

Interfaces de segurança.


C

Mecanismos de ação positiva.


D

Circuitos elétricos de comando.


E

Intertravamentos com bloqueio.

As máquinas e equipamentos devem possuir acessos fixos e seguros, como elevadores, rampas, passarelas, plataformas ou escadas. A escolha do meio de acesso ideal depende diretamente da inclinação (ângulo de lance) necessária para vencer o desnível.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o limite máximo de inclinação, em relação ao piso, para construção de rampas de acesso, com base na NR 12.


A

10°


B

20°


C

30°


D

40°


E

50°

Sobre o arranjo físico e instalações em locais com máquinas e equipamentos, conforme estabelecido na NR-12, é CORRETO afirmar:


A

As áreas de circulação devem ser demarcadas apenas quando solicitado pelos trabalhadores através da CIPA, sendo facultativa sua implementação pela empresa.


B

A demarcação das áreas de circulação é obrigatória somente para máquinas com mais de 10 anos de fabricação ou que apresentem histórico de acidentes.


C

A demarcação pode ser substituída por sistema de alerta sonoro automático que seja acionado sempre que houver movimentação de pessoas próximo às máquinas.


D

Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas em conformidade com as normas técnicas oficiais.


E

As áreas de circulação devem ser demarcadas exclusivamente com tinta amarela, conforme padrão internacional de segurança industrial.

Ao inspecionar o painel elétrico de uma máquina, o técnico de segurança do trabalho observa que os componentes internos estão expostos, pois a porta do painel permanece aberta para evitar o superaquecimento.


Para adequar essa instalação e garantir a proteção dos trabalhadores contra choques elétricos, a sugestão correta é


A

substituir o painel metálico por um de madeira, que é um material isolante natural.


B

desligar a máquina definitivamente, pois todo painel elétrico que esquenta deve ser descartado.


C

instalar um sistema de ventilação forçada no painel, mantendo as portas fechadas e travadas.


D

solicitar que os trabalhadores utilizem apenas luvas isolantes de borracha ao passar próximo do painel.


E

manter o painel aberto, mas colocar uma placa de "Perigo: Alta Tensão" para que ninguém se aproxime.

Conforme a NR-12, que trata sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, cabe aos trabalhadores, EXCETO:


A

Realizar alterações nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança a fim de facilitar a operação.


B

Participar dos treinamentos fornecidos pelo trabalhador.


C

Colaborar com o empregador para atender aos requisitos da NR-12 e demais normas.


D

Comunicar ao empregador caso algum dispositivo de segurança seja danificado.

Conforme a NR-12, o tipo de dispositivo que funciona a partir da inserção ou remoção de um atuador externo no corpo do dispositivo ou pela ação mecânica direta de partes do equipamento ou da máquina e que serve para evitar que uma falha mecânica leve à perda da função de segurança é chamado de dispositivo


A

mecânico de intertravamento.


B

de validação.


C

de obstrução.


D

limitador.

Em uma oficina municipal, agentes operacionais utilizam máquinas e equipamentos em atividades de manutenção, limpeza e apoio aos serviços externos. Durante a organização do setor, uma máquina fica aguardando reparo, enquanto outra permanece disponível para uso com proteções instaladas e sinalização visível. Com base na NR-12, é INCORRETO afirmar que:


A

o trabalhador deve seguir os procedimentos seguros de operação, limpeza, manutenção, inspeção e transporte das máquinas e equipamentos.


B

máquinas que aguardam reparo podem ser segregadas, bloqueadas e sinalizadas para impedir sua utilização até a regularização.


C

o trabalhador deve comunicar ao superior imediato quando uma proteção ou dispositivo de segurança estiver danificado ou sem função.


D

proteções mecânicas podem ser retiradas pelo operador quando dificultarem a execução do serviço e forem recolocadas ao final da atividade.

A NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e seus anexos, define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.


I. A NR-12 não se aplica às máquinas e equipamentos classificados como eletrodomésticos.

II. Nas máquinas móveis que possuem rodízios, todos devem possuir travas.

III. A parada de emergência deve exigir rearme ou reset manual a ser realizado somente após a correção do evento que motivou o acionamento da parada de emergência.

IV. Quando inexistente ou extraviado, o manual de máquinas ou equipamentos que apresentem riscos deve ser reconstituído pelo empregador ou pessoa por ele designada, sob a responsabilidade de profissional qualificado ou legalmente habilitado.

V. Não é permitida a permanência e a circulação de pessoas sob os transportadores contínuos.

VI. As mangueiras utilizadas nos sistemas pressurizados devem possuir indicação da pressão máxima de trabalho admissível especificada pelo fabricante.

VII. As microempresas e empresas de pequeno porte que não disponham de manual de instruções de máquinas e equipamentos fabricados antes de 24 de junho de 2012 devem elaborar ficha de informação.

VIII. Até a data da vigência da NR-12, será considerado capacitado o trabalhador que possuir comprovação por meio de registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de, pelo menos, dois anos de experiência na atividade.


É correto o que se afirma em


A

III e V, apenas.


B

I, IV e VIII, apenas.


C

I, III, IV, VI, VII e VIII, apenas.


D

I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.

Conforme a Norma Regulamentadora 12 que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, assinale a alternativa incorreta.


A

É proibida a demarcação das áreas de circulação utilizando-se de marcos, balizas ou outros meios físicos.


B

As máquinas estacionárias devem possuir medidas preventivas quanto à sua estabilidade, de modo que não basculem e não se desloquem intempestivamente por vibrações, choques, forças externas previsíveis, forças dinâmicas internas ou qualquer outro motivo acidental.


C

Nas máquinas e equipamentos operados por dois ou mais dispositivos de acionamento bimanual, a atuação síncrona é requerida somente para cada um dos dispositivos de acionamento bimanual e não entre dispositivos diferentes, que devem manter simultaneidade entre si.


D

Os componentes relacionados aos sistemas de segurança e comandos de acionamento e parada das máquinas, inclusive de emergência, devem garantir a manutenção do estado seguro da máquina ou equipamento quando ocorrerem flutuações no nível de energia além dos limites considerados no projeto, incluindo o corte e restabelecimento do fornecimento de energia.


E

Os dispositivos de parada de emergência devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visualização pelos operadores em seus postos de trabalho e por outras pessoas, e mantidos permanentemente desobstruídos.

A Norma Regulemantadora nº12 (NR-12) e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, bem como a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais NRs aprovadas pela Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis e, na ausência ou omissão destas, opcionalmente, nas normas europeias tipo “C” harmonizadas. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que não se localizem em zonas perigosas, possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador, impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental, não acarretem riscos adicionais e dificulte-se a burla. Os componentes de partida, parada, acionamento e controle que compõem a interface de operação das máquinas e equipamentos fabricados a partir de 24 de março de 2012 devem possibilitar a instalação e o funcionamento do sistema de parada de emergência, quando aplicável, conforme itens e subitens do capítulo sobre dispositivos de parada de emergência, desta NR. Além disso, esses componentes devem operar em extrabaixa tensão de até:


A

55VCA (volts em corrente alternada) ou de até 120VCC (volts em corrente contínua)


B

35VCA (volts em corrente alternada) ou de até 80VCC (volts em corrente contínua)


C

25VCA (volts em corrente alternada) ou de até 60VCC (volts em corrente contínua)


D

15VCA (volts em corrente alternada) ou de até 40VCC (volts em corrente contínua)

Em uma máquina com partes móveis expostas, o operador relata que a produção está atrasada e sugere "trabalhar com o protetor levantado" para facilitar o acesso.


A equipe precisa decidir de forma segura, considerando princípios e medidas de proteção previstos para máquinas e equipamentos.


Com base na Norma Regulamentadora nº12 (NR-12), assinale a alternativa CORRETA.


A

É permitido operar a máquina com dispositivos de proteção abertos ou desativados desde que o operador esteja utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).


B

Medidas de proteção visam resguardar a integridade física, incluindo prevenção de acidentes nas fases de utilização.


C

O uso de proteção é opcional quando a tarefa dura poucos minutos e há supervisão.


D

A NR-12 tem aplicação limitada a máquinas adquiridas recentemente, não se estendendo às que já se encontravam em funcionamento na empresa.


E

A NR-12 trata apenas de conforto do operador, não se aplicando a riscos mecânicos.

De acordo com a NR-12, quanto ao arranjo físico e às instalações de máquinas e equipamentos, assinale a alternativa correta.


A

As áreas de circulação podem permanecer parcialmente obstruídas, desde que haja sinalização visível no local.


B

A distância entre máquinas deve considerar apenas o espaço necessário para a operação, sendo dispensável a análise de manutenção e limpeza.


C

As máquinas estacionárias devem possuir medidas preventivas que garantam sua estabilidade, evitando deslocamentos ou basculamentos por vibrações ou forças previsíveis.


D

As máquinas móveis com rodízios não necessitam de travas, desde que utilizadas em superfícies planas e niveladas.

Em uma obra pública de drenagem, o município deslocou operadores e máquinas para execução de serviços em via parcialmente interditada. Antes do início das atividades, a chefia reuniu a equipe para revisar condutas relacionadas à segurança na operação e à conformidade com as normas vigentes. Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as Normas Regulamentadoras, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.


A

A retirada de proteção removível de máquina para facilitar a rotina de trabalho pode ser admitida quando o operador possuir experiência comprovada no serviço.


B

A capacitação envolvendo operação de máquina ou equipamento deve ser compatível com a máquina ou equipamento a ser utilizado.


C

O condutor deve agir com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito e da operação.


D

O canteiro de obras deve ser sinalizado para advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos.

Um agente de obras do SAMAE realiza a manutenção de primeiro nível nas ferramentas e máquinas leves utilizadas no canteiro, incluindo conferência, limpeza e identificação de falhas antes do uso. Sobre os procedimentos normativos de uso seguro, guarda, inspeção e manutenção de ferramentas e equipamentos em obras de saneamento, assinale a alternativa correta:


A

Os cabos de aço de guindastes e equipamentos de içamento devem ser substituídos quando apresentarem mais de 10% de fios partidos em trecho de 1 metro de comprimento, limite considerado adequado para equipamentos de uso intensivo em obras de saneamento.


B

Ferramentas defeituosas ou improvisadas devem ser retiradas imediatamente do serviço para reparos ou substituição; ferramentas manuais não devem ser abandonadas sobre passagens, escadas, andaimes ou superfícies de trabalho; e os cabos de aço de equipamentos de içamento devem ser substituídos quando apresentarem mais de 5% de fios partidos em trecho de 50 cm.


C

Ferramentas elétricas portáteis podem ser utilizadas em locais encharcados desde que operadas por trabalhador com treinamento em NR-10 e calçado de segurança dielétrico, sendo dispensada verificação adicional do sistema de aterramento nesses ambientes específicos.


D

A inspeção semanal de veículos, máquinas e equipamentos dispensa registro formal quando o operador não identificar falhas, sendo suficiente o registro escrito apenas nos casos em que defeitos são detectados e medidas corretivas são adotadas.


E

A ligação de até duas ferramentas elétricas na mesma tomada de corrente é permitida quando a capacidade da tomada for igual ou superior à soma das potências individuais, conforme avaliação técnica do responsável pelo canteiro de obras.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado