

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A NR-19 estabelece algumas regras sobre explosivos, segundo o item 19.2.4. Sobre o que é permitido no manuseio de explosivos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.
I. Utilizar ferramentas ou utensílios que possam gerar centelha ou calor por atrito.
II. Fumar ou praticar atos suscetível de produzir fogo ou centelha.
III. Usar calçados cravejados com pregos ou peças metálicas externas.
IV. Manter objetos que não tenham relação direta com a atividade.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A NR-19 estabelece algumas regras sobre armazenagem de explosivos; segundo o item 19.3.2, é permitida a armazenagem de
I. acessórios iniciadores com explosivos, inclusive pólvoras ou acessórios explosivos em um mesmo depósito.
II. pólvoras em um mesmo depósito com outros explosivos.
III. fogos de artifício com pólvoras e outros explosivos em um mesmo depósito ou no balcão de estabelecimentos comerciais.
IV. explosivos e acessórios em habitações, estábulos, silos, galpões, oficinas, lojas ou outras edificações não destinadas a esse uso específico.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão incorretas.
Apenas I e III estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
I, II, III e IV estão incorretas.
Nos locais onde se utilizam e armazenam produtos inflamáveis, o sistema de prevenção de incêndio deve:
prever medidas especiais de segurança e procedimentos de emergência.
prever medidas de evasão rápida e controle de acessos.
prever medidas de contenção de vazamentos e acessos.
prever medidas de controle de infecções por agentes biológicos.
prever medidas de controle de infecções por agentes bactericidas.
Um armazém de material explosivo contendo artifícios pirotécnicos, com capacidade para 90.000 kg, deve estar instalado distante de edifícios habitados e depósitos, à distância mínima, respectivamente, de
110 m e 75 m.
75 m e 60 m.
90 m e 45 m.
90 m e 60 m.
110 m e 90 m.
A Norma Regulamentadora – NR, que estabelece as diretrizes para atividades com explosivos é a
NR 15.
NR 16.
NR 19.
NR 20.
NR 21.
A quantidade máxima de armazenagem de explosivos iniciadores é de dez toneladas.
De acordo com a NR-19 (explosivos), é correto afirmar:
Pólvoras são os chamados altos explosivos e são geralmente tóxicos.
Explosivos iniciadores, utilizados para propulsão ou projeção, sob efeito do calor, explodem sem se incendiar.
Explosivos detonadores são empregados para excitação de cargas explosivas, sensíveis ao atrito, calor e choque.
Explosivos reforçadores servem como intermediários entre o iniciador e a carga explosiva propriamente dita.
Explosivos de rupturas ou pré-explosivos são utilizados quando a intenção é apenas criar rachaduras na estrutura a ser explodida.
A NR-19 – Explosivos (NR-19), em seu item 19.1.2 (Tabela A) estabelece que o distanciamento mínimo de armazéns de pólvoras químicas e artifícios pirotécnicos, com capacidade de até 4500 kg, em relação a edifícios habitados é de:
45 (quarenta e cinco) metros
75 (setenta e cinco) metros
90 (noventa) metros
60 (sessenta) metros
Na construção de depósitos de explosivos é necessário que
o terreno seja argiloso, úmido e salvo de inundações.
a distância mínima de edifícios habitados seja de 90 m para a quantidade, em quilos, de 45.000.
as portas abram para dentro do depósito.
suas áreas sejam protegidas por quatro pára-raios, no mínimo.
a área de risco seja virtualmente delimitada com câmeras, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.
Qual dos compostos abaixo se caracteriza como "explosivo secundário" ?
Consideram-se explosivos de ruptura:
Os chamados altos explosivos, geralmente tóxicos.
Os que servem como intermediários, entre o iniciador e a carga explosiva, propriamente dita.
Os que são empregados para excitação de cargas explosivas.
As pólvoras, utilizadas para propulsão.
Todos os tipos de explosivos.
Na avaliação de uma substância com LIE (Limite Inferior de Explosividade) e LSE (Limite Superior de Explosividade), respectivamente, de 1,4% e 8,0%, obtevese, no dial de um explosímetro, a leitura de 80%. É correto afirmar que
a concentração da substância explosiva no ar é 80% do LSE.
existe no ar 80% da substância explosiva.
a concentração da substância explosiva no ar é 80% do LIE.
a concentração da substância no ar está entre 1,4% e 8,0%.
a substância não é explosiva.