Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica de pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, de acordo com a NR-17, devese observar
o sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens.
o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador por hora trabalhada, quando do retorno ao trabalho, após afastamento igual ou superior a 16 dias.
a exigência de produção deve permitir um retorno gradativo aos níveis de produção anterior ao afastamento, quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias.
o tempo efetivo de trabalho deve respeitar o limite máximo de seis horas trabalhadas, quando do retorno ao trabalho, após afastamento igual ou superior a 15 dias.
o sistema de avaliação do trabalhador envolvido nas atividades de digitação, inclusive o número individual de toques reais exigidos, respeitando-se o limite de 8000 toques por hora trabalhada.