Imagem de fundo

No bojo do processo de reestruturação industrial, de...

No bojo do processo de reestruturação industrial, de flexibilização do processo produtivo de incisiva qualificação profissional, adaptabilidade e multiplicidade de competências, que exige do trabalhador maior participação e envolvimento, o trabalho se torna "parte" da produção em troca de uma série de políticas de incentivos simbólicos. Dessa forma, reeditam-se novos conteúdos para a prática do Assistente social, que irá corroborar com a formação de um comportamento produtivo compatível com as exigências atuais da empresa. Nesse entendimento, considera-se que


A

as empresas consideram o Serviço Social como instrumento promotor da adesão do trabalhador às novas necessidades e, para isso, refuncionalizam suas demandas sob o manto da inovação e da modernidade.


B

o assistente social como profissional liberal operacionaliza sua prática de forma a conciliar a demanda do usuário com o da instituição.


C

o profissional é solicitado a envolver o trabalhador no processo produtivo, já que, como participante da gestão, ele pode questionar a linha de decisão.


D

o trabalhador múltiplo é um exemplo do modelo taylorista de produção, que procura desenvolver todas as potencialidades necessárias ao processo produtivo.


E

o Trabalho do Serviço Social é de cunho educativo, que tem como vertente a vinculação dos direitos dos trabalhadores como forma de embate direto com a empresa , prática muito bem aceita pelas instâncias empregadoras.