Imagem de fundo

Silva, Yasbek e Giovanni (2008), apresentam o debate e a...

Silva, Yasbek e Giovanni (2008), apresentam o debate e a prática dos Programas de Transferência de Renda no Brasil. Representada pelos programas de renda mínima e bolsa-escola e outros, até então, vinha se desenvolvendo em uma conjuntura em que as questões sociais mereciam, por parte do Governo Federal, menos atenção. A principal prioridade era a manutenção da estabilidade econômica, orientada pelo entendimento de que a redução da pobreza e o trato da questão social são uma variável dependente da economia. Nesse contexto, o debate, o incremento de propostas e o desenvolvimento de experiências de programas de renda mínima e de bolsa-escola, no Brasil, são sustentados por traços conjunturais. Sendo assim, assinale a opção que NÃO configura como traço conjuntural.


A

Aumento da violência nas grandes cidades.


B

Elevação dos índices de desemprego e precarização das relações de trabalho, em consequência das políticas liberais de ajuste estrutural da economia brasileira à competitividade da economia globalizada, adotadas nos anos 1990.


C

Alta qualificação do trabalhador brasileiro para responder às demandas postas face às transformações ocorridas no mundo do trabalho e, consequentemente, o desemprego de trabalhadores menos qualificados.


D

Elevados índices de trabalho infantil, com exploração da criança e do adolescente.


E

Elevação da pobreza, sendo as crianças e jovens os mais atingidos.