

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Acerca do texto "Deficiência como expressão da questão social" (Cunha, 2021), publicado na Revista Serviço Social e Sociedade nº 141, é INCORRETO afirmar que:
As barreiras sociais, consequência da pobreza e de outros processos sociais resultantes da relação capital e trabalho, tornam a experiência da deficiência desigual ao ser relacionada com as pessoas sem deficiência.
A “docialização” dos corpos os molda para lógicas produtivas, e as pessoas com deficiência acabam sendo excluídas do mercado de trabalho.
As políticas sociais atuais buscam a integração e a garantia da participação social da pessoa com deficiência de forma que, a partir do momento que essas pessoas conseguem ter acesso a direitos sociais, há a garantia do reconhecimento do status de cidadania.
Pensar o acesso das pessoas com deficiência a um conjunto de direitos é garantir que esse grupo social, que é constantemente excluído devido às condições corpo-normativas, tenha acesso à emancipação humana e à possibilidade de total inclusão no sistema capitalista.
As políticas sociais atuais podem contribuir para a maior inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e contestar, em alguma medida, os discursos discriminatórios.