Imagem de fundo

O autor José Paulo Netto, no livro Ditadura e Serviço...

O autor José Paulo Netto, no livro Ditadura e Serviço Social, afirma que, uma vez “[...] erodida a base do Serviço Social ‘tradicional’, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente — quer cronológica, quer teoricamente — em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação”.


Quais perspectivas sustentaram essas três direções que elucidam o movimento de renovação do Serviço Social brasileiro?


A

A perspectiva progressista de engajamento social, de Vanguarda da Renovação Social Brasileira, e a perspectiva de inovação social brasileira, de modernização conservadora.


B

A perspectiva comunitária, Serviço Social de caso, grupo e comunidade, e a perspectiva de erosão do Serviço Social filantrópico.


C

A perspectiva modernizadora, de reatualização do conservadorismo, e a perspectiva de intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.


D

A perspectiva reatualizadora, a perspectiva crítico-marxista e a perspectiva fenomenológica.


E

A perspectiva positivista, a perspectiva pós-modernista e a perspectiva marxista.