Imagem de fundo

No artigo “Serviço Social e o trabalho com famílias:...

No artigo “Serviço Social e o trabalho com famílias: renovação ou conservadorismo?” (Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, n.40. Rio de Janeiro, 2017), Horst e Mioto trazem importantes elementos para reflexão sobre o trabalho de assistentes sociais com famílias.


Fonte: Horst, C. H. M., & Mioto, R. C. T. Serviço Social e o trabalho com famílias: renovação ou conservadorismo? Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, n.40. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/32749. Acesso em 05/12/2025.


Com base nas considerações dos autores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I- Um trabalho junto às famílias pautado no Projeto Ético Político Profissional deve buscar o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos e famílias atendidos, proporcionando metodologias de trabalhos focadas nas mudanças de projetos individuais (ou familiares) para a superação da condição de pobreza.


PORQUE


II- Nos documentos orientadores da política de assistência social, existe um privilegiamento da “matricialidade sociofamiliar”, que remete ao “familismo”, perspectiva que atribui às famílias tanto o papel de principal instância de provisão de bem-estar quanto de referência para a política social. Esse tipo de abordagem gera sobrecarga e culpabilização das famílias e, principalmente, das mulheres.


A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:


A

a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


B

as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


C

as asserções I e II são proposições falsas.


D

as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


E

a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.