Imagem de fundo

Em uma escola pública, a equipe identifica aumento da...

Em uma escola pública, a equipe identifica aumento da infrequência e sinais de vulnerabilidade entre estudantes de determinados territórios. Diante disso, a assistente social propõe, em parceria com professores de Matemática e Sociologia, a construção de um projeto para levantamento e análise de dados sobre frequência, rendimento e condições sociais dos estudantes, visando subsidiar intervenções mais qualificadas. Considerando as diretrizes da Lei n. 8.742/1993, do Sistema Único de Assistência Social e da Lei n.º 8.069/1990, assinale a alternativa correta:


A

A análise de informações sobre estudantes deve evitar articulação com políticas públicas externas, preservando autonomia institucional da escola.


B

A identificação de riscos sociais no ambiente escolar deve ocorrer apenas em situações já consolidadas, não sendo recomendada atuação preventiva baseada em dados.


C

O monitoramento de indicadores sociais é atribuição exclusiva da assistência social, não sendo adequada a participação de profissionais da educação nesse processo.


D

A produção de dados no ambiente escolar deve restringir-se ao desempenho acadêmico, não sendo recomendada análise de fatores sociais relacionados à vida dos estudantes.


E

A vigilância socioassistencial pode utilizar dados territoriais e escolares para identificar vulnerabilidades, subsidiando ações intersetoriais de garantia de direitos.