Questões de Concurso #1010349
1
Q1010349
Serviço Social Estado, sociedade civil e proteção social
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - Prefeitura de Macapá - Especialista na Educação - Área Assistente Social
A análise da realidade social e o conhecimento da multidimensionalidade da pobreza é um tema fundante no exercício profissional do assistente social. Desse modo, compreende-se a pobreza
A
pela ausência total de renda e a não detenção dos meios de produção, conceito que permite identificar o maior determinante para a superação da desigualdade social.
B
como uma categoria capaz de explicar, por si só, os conceitos de risco e vulnerabilidade social, cuja recuperação está na ordenação do mercado.
C
resultante da trajetória de cada sujeito e do modo como cada um aproveita as oportunidades que a sociedade lhe oferece para a superação de sua condição.
D
sem se limitar apenas pela insuficiência de bens materiais, mas também compreendê-la como uma categoria política que se traduz pela ausência de direitos, de desproteção, de possibilidades e de esperanças.
E
como um amplo espectro de determinações, mas que, do ponto de vista pessoal e individual, a condição material tem menos impacto do que aspectos culturais e sociais.