Imagem de fundo

Na Revista Serviço Social Sociedade nº 132 (SÃO PAULO...

Na Revista Serviço Social Sociedade nº 132 (SÃO PAULO, 2018), Andrea Moraes Alves escreveu o texto “Pensar o gênero: diálogos com o Serviço Social”. Sobre o tema em questão, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Os sentidos dados a gênero no campo do Serviço Social são variáveis (e isso não é uma exclusividade da área). Gênero é um conceito em permanente disputa e significado, nunca se estabiliza.


B

Há no Serviço Social uma compreensão geral de que gênero trata das relações de poder na vida social, relações essas que atribuem posições assimétricas ao masculino e ao feminino.


C

Gênero ainda tem sido usualmente pensado como sinônimo de mulheres. Em geral, é a situação das mulheres que aparece com mais nitidez nas abordagens sobre gênero empregadas na área.


D

O cruzamento entre raça e gênero, tal qual formulado pela abordagem interseccional, já não é periférico na produção do Serviço Social. A tendência à incorporação da questão étnico-racial tem sido feita pela via da relação com o debate marxista reformista ou revisionista, em que raça tende a aparecer como forma de estratificação social, e assim coadjutora das relações de exploração de classe.


E

A atenção ao gênero para além das formas binárias é menos evidente nas pesquisas do Serviço Social.