Os movimentos sociais, ao longo da história do Brasil, têm papel fundamental na luta de garantia e ampliação dos direitos sociais, assim como, o código de ética e a legislação profissional do assistente social indica o compromisso com a classe trabalhadora na mesma direção. Sobre os movimentos sociais, o compromisso ético profissional previsto no código de ética e a lei de regulamentação da profissão, assinale a alternativa CORRETA:
É um dever do assistente social apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
É um direito do assistente social respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras.
Compete ao assistente social prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
É atribuição privativa do assistente social elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço social com participação da sociedade civil.