Questões de Concurso de Teoria da estruturação - Sociologia (Ciências Sociais)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1202840

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Filosofia 2019

Questão 45

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que é indústria cultural, afirma o seguinte: “A cultura – feita em série, industrialmente, para o grande número – passa a ser vista não como instrumento de crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 358). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre o tema indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Indústria cultural é um termo cunhado pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940, para designar a arte na sociedade capitalista industrial.

  • B.

    A indústria cultural surge como parte da industrialização e da economia baseada no consumo de bens. Trata-se de um conceito desenvolvido no âmbito da sociedade capitalista. Apesar disso, a cultura industrializada possui uma atitude desinteressada, portanto contemplativa. Nesse sentido, a arte proveniente da industrialização cultural é dotada de autenticidade e de conhecimento lógico.

  • C.

    Na produção industrial, a arte é produzida como objeto repleto de valores cognitivos. Por conta disso, não se pode afirmar que a arte é produzida como mercadoria.

  • D.

    Em 2014, uma fabricante suíça de relógios lançou uma linha comemorativa da Copa do Mundo de futebol. Na caixa do produto, foi reproduzida obra do artista brasileiro Romero Britto. O exemplo ilustra a ligação entre arte e mercadoria na sociedade de consumo. Da mesma forma, a obra A fonte, de Marcel Duchamp, consiste em arte como mercadoria.

Questão de Concurso - 1142888

Concurso SAEB Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 45

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

As análises da indústria cultural empreendidas pelos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer partiram das relações entre cultura e ideologia nas sociedades capitalistas de meados do século XX e consistiram em inúmeras considerações sobre as mudanças nas concepções artísticas e sua imbricação com o mercado e o consumo de bens culturais. Referente à “indústria cultural”:

  • A. incentiva a diversidade das produções, em detrimento da imitação, e isso eleva o estilo artístico a uma categoria central na análise e contemplação das obras de arte.
  • B.

    as expressões artísticas, ao se constituírem como negócios, incorporam, explicitam e legitimam a dominação exercida sobre a sociedade pelo poder econômico, esvaziando a crítica a esse sistema social subjacente às obras de arte.

  • C.

    promove uma regressão na qualidade estética das obras porque o público não está preparado para apreciar e compreender o que é mais complexo e intricado.

  • D.

    as atividade de lazer se descolam das atividade produtivas pela ampliação das possibilidades de escolha no tempo livre, o que exige certo esforço intelectual e atenção aos mínimos detalhes das ofertas de entretenimento.

  • E.

    recusa a padronização e a produção em série dos bens culturais, demonstrando seu caráter não alienado.

Questão de Concurso - 1007381

Concurso Sociólogo 2018

Questão 50

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se:

  • A. O positivismo falhou ao não conseguir conceber uma engenharia social suficientemente eficaz para resolver os problemas sociais que inspiraram o surgimento da Sociologia.
  • B. As teses centrais dos fundadores da Sociologia - tais quais a ideia durkheimiana de que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas – incidiam em erro porque seus formuladores foram levados pelo entusiasmo cientificista próprio ao século XIX.
  • C. O positivismo é uma expressão ideológica da burguesia, e as teorias sociológicas elaboradas sob seu influxo são concebidas tendo em vista a dominação de classe.
  • D. O positivismo, ao tentar se ater o máximo possível aos fatos e recusar a influência de teorias previamente constituídas sobre o processo de pesquisa, impede um conhecimento verdadeiramente objetivo da realidade.
  • E. A realização de pesquisas empíricas não serve a uma teoria crítica da sociedade, devendo a Sociologia consistir essencialmente em reflexões de cunho teórico.

Questão de Concurso - 838599

Concurso DPU Sociólogo 2015

Questão 100

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue os próximos itens. A teoria crítica da sociedade é identificada com o método associado à assim chamada Escola de Frankfurt.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 793591

Concurso FUB Produtor Cultural 2015

Questão 53

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Cultura é um dos mais complexos e abrangentes conceitos estudados pelas ciências sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O conceito de cultura de massa se refere aos padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independentemente de renda, instrução e ocupação, sendo ele característico de sociedades capitalistas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1110207

Concurso

Questão 45

Nível

Noam Chomsky é um linguista, filósofo e sociólogo finlandês que tem investigado sobre a formação ideológica dos meios de comunicação e a função social que estes desempenham. O teórico considera que a mídia - meios de comunicação hegemônicos e de massa, serve aos interesses das corporações privadas, comandadas pelo poder econômico e político. Em seu livro “Para Entender o Poder” (2005), a grande mídia reflete a opinião da elite apresentando uma imagem do mundo de acordo com os interesses dos grupos sociais que controlam a economia e os governos. Assinale a afirmativa que não corresponde ao pensamento desse autor

  • A.

    Os donos dos meios de comunicação decidem o que você deve ou não saber por meio das propagandas e dos noticiários.

  • B.

    A grande imprensa é um negócio em que os produtores de notícias e os publicitários têm interesses comuns.

  • C.

    É a publicidade de grandes empresas que financia os principais meios de comunicação.

  • D. A mídia procura desmascarar o poder dominante denunciando as suas arbitrariedades e representando o interesse do público.
  • E.

    A mídia é um instrumento de controle ideológico e possui a capacidade de formar uma opinião pública acerca de um acontecimento.

Questão de Concurso - 1110214

Concurso

Questão 49

Nível

O termo “indústria cultural” foi criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkeimmer, ambos pertencentes à Escola de Frankfurt, para mostrar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A indústria cultural é um modo de produzir cultura para obter lucro, seus produtos são voltados as grandes massas, criando, assim, uma cultura de massa destinada ao consumo. Seguindo esse raciocínio, é correto afirmar que
  • A. os artistas expressam livremente suas estéticas nos diferentes tipos de artes que produzem.
  • B. os bens culturais das mais diferentes naturezas podem ser transformados em mercadorias.
  • C.

    os indivíduos consomem os produtos culturais de modo autônomo, de acordo apenas com suas preferências e gostos pessoais.

  • D. a arte popular não é criada com a intenção de ser comercializada, portanto está excluída do controle da indústria cultural
  • E.

    a proliferação de formas de lazer e de diversão concretizadas em grandes complexos bem organizados e oferecidos massivamente representa a conquista da igualdade social.

Questão de Concurso - 991309

Concurso SEDUC Professor Classe I Nível A - Área Sociologia 2018

Questão 35

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Observe a charge.

 A análise da charge, tendo em vista os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural”, nos permite inferir corretamente que

  • A. o fazer cultural é influenciado pela lógica da produção industrial, mas atinge prioritariamente as crianças.
  • B. a tecnologia se desenvolvendo, as técnicas se aprimorando e a produção aumentando, a cultura também se democratiza.
  • C. existe, sob o corolário do “lucro acima de tudo”, a idealização de produtos adaptados para consumo das massas e sua alienação.
  • D. na “indústria cultural” se fabricam ilusões que se mercantilizam, mas que mantêm o intuito de reproduzir os interesses de cada cultura específica.

Questão de Concurso - 480127

Concurso ALE Analista Legislativo - Área Ciências Sociais - Sociologia 2011

Questão 57

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os conceitos sociológicos de tradição, cultura e norma, julgue os próximos itens.

Os movimentos de contracultura, que se caracterizam pela rejeição a valores, normas e concepções estabelecidas, promovem, invariavelmente, a desagregação das formas convencionais de política nas sociedades contemporâneas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 786217

Concurso IJSN Especialista em Estudos Governamentais - Área Ciências Socias 2010

Questão 78

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

De acordo com o texto acima e com relação à urbanização, julgue os itens que se seguem.

A ideologia urbana no capitalismo é entendida como manifestação da sociedade de consumo, de sua indústria cultural e do espetáculo urbano, com seus edifícios monumentais e espaços do poder e do dinheiro.
  • C. Certo
  • E. Errado