Imagem de fundo

A década de 70 foi de crise de profunda crítica social e...

A década de 70 foi de crise de profunda crítica social e também um período de renascimento das grandes discussões teóricas. Os autores mais significativos são Ian Taylor, Paul Walton e Jock Young que deu o nome à corrente da nova criminologia ou criminologia radical. Segundo eles, o desvio deve ser analisado de forma materialista e histórica: Materialista porque deve ser analisado o contexto material e Histórico porque se deve relacionar o desvio com a evolução histórica dos modos de produção. Analise as afirmativas abaixo:


I. Esta perspectiva tem sido fortemente aceita por autores positivistas que argumentam ser este tipo de abordagem mais uma ideologia do que uma teoria científica. Ou seja, a perspectiva crítica centrou-se na explicação da génese das leis e no funcionamento das instituições de controle e negligenciou a explicação dos comportamentos desviados.

II. Outra crítica é relativa à ênfase dada por esta corrente às questões de classe e de poder económico, esquecendo-se de outras fontes de conflito social como o género, a idade ou diferenças raciais.

III. Não importa identificar quem define uma dada situação, real ou virtual, como problema social; quais as razões que apresenta, quem reage a esta pretensão e que tipo de dinâmica se estabelece entre as duas partes.

IV. Somente após o estudo empírico do processo de definição de cada problema social é que podem ser elaboradas possíveis soluções para o mesmo. Ao contrário das correntes que abordámos anteriormente, a perspectiva construtivista não apresenta soluções, a priori, para os problemas sociais.


Assinale a alternativa correta


A

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas


B

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas


C

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas


D

Apenas as afirmativas II e III estão corretas