

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Cibercultura é a “[...] forma sociocultural emergente das relações entre a sociedade e as novas tecnologias de base microeletrônica, a partir da convergência das telecomunicações e da informática na década de 1970. O conceito de cibercultura agrega um universo caótico de construções, formando um imaginário composto por hackers, cientistas, ativistas e que inclui também todos que, de maneira quase espontânea, acabam por se perceberem imersos na cultura digital.”
FERREIRA, Fátima Ivone de Oliveira. Cibercultura, o ensino de Sociologia. In: BRUNETTA, Alberto; BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020, p. 62-65, com adaptações.
No que se refere à análise sociológica da relação entre cultura e redes sociais, assinale a alternativa correta.
A cibercultura reflete a falta de cultura nas relações sociais contemporâneas.
A cibercultura consiste em uma forma fixa de relação entre seres humanos e máquinas.
Não existe cultura no universo digital, uma vez que a relação entre humanos e não humanos é permeada pela tecnologia.
A cibercultura é uma forma de comunicação, de informação e de vida política, mediada pelo universo da cultura digital.
A cibercultura simboliza a cultura da classe dominante, que produz um discurso de alienação e controle das classes dominadas.