Imagem de fundo

O "homem cordial" tratado por Sergio Buarque de Holanda (1982) em sua obra "Raízes do B...

O "homem cordial" tratado por Sergio Buarque de Holanda (1982) em sua obra "Raízes do Brasil", afirma que: "o Estado não é uma ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas, de que a família é o melhor exemplou". (p.141). Para este clássico da formação do Pensamento Social Brasileiro, marque a alternativa correta de como o Estado se constitui no Brasil?

A

Não há um Estado exclusivamente burocrático, ainda predomina os interesses pessoais, das autoridades, quanto as "funções, os empregos e os benefícios" deles usufruídos, prevalecendo o privado em relação ao público.

B

Um Estado forjado nas relações de caráter burocrática, que permanece até os dias atuais, no cenário da gestão pública.

C

Um Estado que separa os interesses públicos dos interesses privados, retirando o caráter patrimonialista da Administração Pública no Brasil.

D

No Brasil, sempre tivemos um Estado burocrático e um sistema administrativo com um, corpo de funcionários puramente dedicados aos interesses objetivos da sociedade.

E

Um Estado que nasce das relações patrimonialistas e que ao longo da história rompe definitivamente com a estrutura patriarcal e patrimonial do sistema político brasileiro.