

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para Thomas Hobbes, a busca pela satisfação das próprias vontades produz o Estado de Natureza, insustentável em uma sociedade. Como forma de manter a coesão social é estabelecido um “pacto social”, que promove a
“pacificação” dos conflitos sociais a partir de um processo civilizador, que implica na produção subjetiva de autocontrole e na introjeção de comportamentos considerados mais racionais.
limitação das vontades por uma autoridade soberana, que ao ordenar a vida social garante a paz entre os indivíduos que dela fazem parte em troca da perda da liberdade individual.
transição do feudalismo para o modo de produção capitalista, que ocorre pela transformação das relações de produção e impacta de forma revolucionária nas forças produtivas.
unificação dos diferentes grupos em estado-nação, que se organiza a partir de identidades étnicas e culturais e exclui de seus limites os sujeitos que não compartilham da mesma nacionalidade.
irrupção de comportamentos violentos e legitima a intervenção violenta do estado através dos meios repressivos, produzindo um governo totalitário e a perda da autonomia.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.