

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um dos processos sociais e históricos mais significativos analisados por Weber foi o processo de racionalização das estruturas sociais e da cultura nas sociedades ocidentais, a partir dos Séculos XVI-XVII em diante. Em relação a este processo, é INCORRETO sustentar que:
Se o processo de racionalização teve importante influência da Ética Protestante, em particular a Ética Calvinista, para o seu desenvolvimento, ela perde suas bases religiosas e passa a existir como uma dinâmica de caráter secular.
A “ação racional orientada a valores” torna-se o padrão principal da ação social nas sociedades modernas, razão pela qual existe um recrudescimento da atividade religiosa no mundo.
Ela confere às diferentes esferas da vida social uma legalidade própria, uma coerência interna, sem depender dos postulados de cunho religioso/metafísico anteriormente utilizados para explicar o funcionamento do mundo.
O desencantamento do mundo que a acompanha é resultado da progressiva perda de fundamentação religiosa e metafísica das formas modernas de vida, com a crescente centralidade da ciência e da técnica no controle do mundo.