Imagem de fundo

“(...) em 11 de julho de 1972, morria uma pioneira: a professora potiguar que entrou pa...

“(...) em 11 de julho de 1972, morria uma pioneira: a professora potiguar que entrou para a história como a primeira eleitora mulher registrada, a votar no país. Mas não foi só pela participação nas urnas que Celina Guimarães Viana, (1890-1972), demonstrava ser uma cidadã à frente do seu tempo.

‘Ela exerceu protagonismo ativista em seu trabalho, sendo uma professora que, naquele início de século, praticava uma educação progressista’, comenta a socióloga e cientista política Mayra Goulart, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ).

Ela foi pioneira por trabalhar no espaço público, por dedicar-se ao conhecimento, por defender o voto das mulheres, por ter sido também juíza de futebol", acrescenta Martins. "Ela foi influenciada pelo movimento feminista daquela época, por Bertha Lutz, pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Mas é complicado dizer que se tornou 'uma ativista feminista' quando olhamos o termo com os olhos de hoje. O feminismo naquela época tinha outras preocupações. Lutava pelo mínimo: para que as mulheres fossem consideradas gente, para que fossem percebidas como sujeitos de direito.”


(VEIGA, Edison. Celina Guimarães: a história da primeira brasileira a votar. In: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62100807 - acessado em 18/11/2024).


O Direito ao voto feminino no Brasil foi conquistado a partir da:


A

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 1891.


B

Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.


C

Constituição Política do Império do Brasil, de 1824.


D

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 1934.