

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Antes de procurar qual método convém ao estudo dos fatos sociais, importa saber quais fatos chamamos assim. A questão é ainda mais necessária porque se utiliza essa qualificação sem muita precisão. Ela é empregada correntemente para designar mais ou menos todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com uma certa generalidade, algum interesse social. Mas, dessa maneira, não há, por assim dizer, acontecimentos humanos que não possam ser chamados sociais. Todo indivíduo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que essas funções se exerçam regularmente. Portanto, se esses fatos fossem sociais, a sociologia não teria objeto próprio, e seu domínio se confundiria com o da biologia e da psicologia” (Durkheim, 2007, p. 1).
Considerando a teoria de Émile Durkheim, é correto afirmar que os fatos sociais
derivam da ideologia e do poder dos grupos dominantes, refletindo interesses de classe.
devem ser compreendidos como fenômenos flexíveis e de natureza subjetiva.
exercem coerção sobre os indivíduos e moldam suas atitudes, mesmo quando não há consciência disso.
passam a exercer coerção sobre os indivíduos a partir da vida adulta, influenciando seus comportamentos.
representam a soma das vontades dos indivíduos de cada sociedade, refletindo suas escolhas pessoais.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.