Imagem de fundo

A Escola de Frankfurt fundada em 1924 com a motivação de compreender academicamente a p...

A Escola de Frankfurt fundada em 1924 com a motivação de compreender academicamente a pacatez da classe operária e sua ineficiência diante do capitalismo e do próprio socialismo, dentro da tradição marxista, visando diagnosticar mudanças estruturais na organização do sistema capitalista na relação capital-trabalho e nas lutas e movimentos operários, foi um grande marco da sociologia contemporânea, tendo sido denominada anteriormente como Instituto para a pesquisa social. Sobre esta importante Escola Sociológica, avalie os enunciados abaixo e marque a única alternativa considerada CORRETA:

A

Intelectuais exclusivamente das ciências sociais, dotados de um pensamento homogêneo, reuniram-se a partir de 1923 em Frankfurt para compreender as transformações do mundo contemporâneo com otimismo quanto aos avanços da ciência e da técnica no início da modernidade.

B

As publicações de integrantes da Escola de Frankfurt foram alicerces para práticas fascistas das décadas de 1920 e 1930, em especial na Alemanha e Itália.

C

Os principais fundamentos da Escola de Frankfurt foram a autonomia intelectual, a análise crítica e o protesto humanístico.

D

Entre tantas temáticas relevantes problematizadas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, duas se destacam com maior relevância: a disputa árabe-israelense e o terrorismo mundial.

E

A finalidade maior da Escola de Frankfurt era fazer uma investigação social sobre a industrialização moderna e para tanto contou com a colaboração imprescindível de intelectuais matemáticos do Círculo de Viena e de positivistas renomados da Alemanha.