Os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, prognosticam a tendência do destino da humanidade ao que chamam de razão instrumental, segundo a qual o(a)
sociedade moderna caminha em um processo de massificação e reificação que daria ensejo a movimentos sociais mais fortes e atuantes.
solução para a superação da crise da racionalidade moderna seria a razão deixar de ser reflexiva.
formalismo lógico e o instrumentalismo fariam surgir fenômenos abomináveis, como o extermínio de grupos étnicos e pobres.
racionalidade moderna seria responsável por maior integração social na medida em que aumenta exponencialmente a produção e universaliza a possibilidade de consumo.
processo de racionalização da produção de bens materiais e culturais levaria ao multiculturalismo e à revalorização das tradições.