Imagem de fundo

Observe a figura e leia o texto abaixo. (Fonte: Época Negocios) A ideia de um homem sem...

Observe a figura e leia o texto abaixo.


(Fonte: Época Negocios)


A ideia de um homem sem uma nação parece impor uma (grande) tensão à imaginação moderna. Um homem deve ter uma nacionalidade, assim como deve ter um nariz e duas orelhas. Tudo isso parece óbvio, embora, sinto, não seja verdade. Mas que isso viesse a parecer tão obviamente verdadeiro é, de fato, um aspecto, talvez o mais central, do problema do nacionalismo. Ter uma nação não é atributo inerente da humanidade, mas aparece, agora, como tal (STUART HALL, 2006).

O projeto descrito anteriormente foi criado pelos arquitetos Virginia San Fratello e Ronald Rael, sócios do escritório de design Rael San Fratello, tendo como intuito pensar a questão de nacionalismo, cultura e identidade cultural. A respeito de identidade cultural, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As identidades nacionais não são coisas com as quais nós nascemos, mas são formadas e transformadas no interior da representação.

( ) Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem arte de nossa natureza essencial.

( ) As diferenças regionais e étnicas não foram gradualmente colocadas, elas sempre estiveram presentes desde a pré-história. As diferenças culturais são nítidas e por isso existem barreiras instransponíveis entre determinadas culturas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

A

F, F, V

B

V, F, F

C

V, V, V

D

V, V, F