Imagem de fundo

A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max We...

1
Q977880
Teclas de Atalhos
Compartilhar
A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin Claret, 2003), marque a questão correta.
A
A consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever cumprido.
B
A ideia de lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em expansão no século XVIII.
C
O poder da ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência.
D
Um dos elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas corporações de ofício desde a Idade Média.
E
Ao se transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.