Questões de Concurso de Economia global - Sociologia (Ciências Sociais)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1040684

Concurso CRESS Agente Fiscal 2018

Questão 86

Instituto Quadrix

Nível Superior

O estudo sobre o modo de produção capitalista, as crises na dinâmica da acumulação capitalista e seus impactos na sociedade é fundamental para que o assistente social possa realizar a análise de conjuntura. Com base na teoria crítica, julgue os itens de 84 a 88. As crises capitalistas não se circunscrevem na esfera econômica e se manifestam em várias dimensões. Pode‐se apontar que o individualismo exacerbado, a efemeridade e o aumento do misticismo, do esoterismo e do fundamentalismo religioso são expressões socioculturais da crise capitalista na atualidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 582929

Concurso SEDU Professor - Área: Sociologia 2012

Questão 98

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere ao conceito de hegemonia, julgue os itens que se seguem.

Nas relações internacionais, aplica-se o conceito de hegemonia para indicar a supremacia de um Estado-nação ou uma comunidade político-territorial em um sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 330545

Concurso Prefeitura de São Paulo Especialista em Meio Ambiente - Área Ciências Sociais 2008

Questão 47

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Os principais pontos de diferenciação entre os países do centro e os países da periferia criados, respectivamente, pelas três revoluções industriais citadas no texto, são:

  • A.

    consumidores de matérias-primas e produtores de matérias-primas; industrializados com tecnologia e produtores de manufatura; e industrializados com alta tecnologia e consumidores de serviços e bens financeiros.

  • B.

    produtores de manufatura e produtores de matériasprimas; industrializados com alta-tecnologia e industrializados com baixa tecnologia; e produtores ligados à concepção do produto, aos serviços de apoio à produção e industrializados com tecnologia avançada.

  • C.

    produtores de manufatura e consumidores de matérias-primas; industrializados com alta-tecnologia e industrializados com baixa tecnologia; e produtores ligados à concepção do produto, aos serviços de apoio à produção e industrializados com tecnologia avançada.

  • D.

    produtores de manufatura e produtores de matériasprimas; industrializados com alta tecnologia e produtores de manufatura fabril; e produtores ligados à concepção do produto, aos serviços de apoio à produção e desindustrializados.

  • E.

    produtores de manufatura e produtores de matériasprimas; industrializados e desindustrializados; e produtores de serviços e produtores de commodities.

Questão de Concurso - 307661

Concurso Analista em Relações Sociais - Área Sociologia 2007

Questão 104

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tomando como referência inicial o texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da globalização.

Existe pouca ou nenhuma resistência à adoção dos padrões globais pelas economias periféricas, por isso é fácil a identificação dos produtos estrangeiros com a população local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 307692

Concurso Analista em Relações Sociais - Área Sociologia 2007

Questão 109

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

É possível enumerar, entre as grandes preocupações da sociologia contemporânea, a questão da pobreza, das minorias, e a violência humana. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O pagamento de salários ínfimos aos operários para aumentar a competitividade dos produtos no mercado, denominado dumping social, adotado pelas economias ditas emergentes, não interfere no conceito de exército de reserva de mão-de-obra.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 549428

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2008

Questão 109

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à globalização e à história do sindicalismo no Brasil, julgue os itens a seguir.

No período caracterizado pelo mercantilismo, grandes cidades da América Latina exerceram importante papel na economia e na organização política mundial, situação análoga à da globalização atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 292040

Concurso SEDU Professor - Área: Sociologia 2007

Questão 118

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os tempos contemporâneos são conhecidos como a era da globalização. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Na era da globalização, o Brasil deixou de ser conhecido como uma sociedade subdesenvolvida e passou a tirar proveito econômico do mercado global, o que cria uma sociedade justa e autônoma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 505038

Concurso MPE Analista - Área Sociologia 2011

Questão 46

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à):

  • A.

    desterritorialização da política com uma perda de soberania e poder do Estado.

  • B.

    mobilidade das empresas é fruto da globalização e expressam um novo modelo de produção bem mais eficiente que o modelo Fordista, com ampla desvalorização do indivíduo.

  • C.

    uma grande perda de território político, na qual a soberania do Estado é posta à mercê de interesses coletivos.

  • D.

    perda de território, colocando em xeque a soberania do país com a desterritorialização de empresas e a chegada dos conglomerados industriais, que buscam melhores ofertas e condições operacionais favoráveis.

  • E.

    um deslocamento dos conglomerados industriais em busca de países com condições operacionais favoráveis, baixando o custo dos investimentos e aumentando o lucro, resultando num investimento maior da educação ambiental, com foco na preservação ambiental e em programas de reciclagem.

Questão de Concurso - 537584

Concurso SGA Professor de Classe A - Área Sociologia 2006

Questão 120

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.

Um dos maiores problemas enfrentados pela Sociologia contemporânea diz respeito ao dumping social, prática comum em países em desenvolvimento que consiste em se pagar salário ínfimo aos trabalhadores para que os bens produzidos se tornem competitivos no mercado internacional. Essa prática torna desnecessária a revisão do conceito de exército de reserva de mão-de-obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 668644

Concurso CLDF Consultor Legislativo - Área Sociedade 2005

Questão 71

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Ainda a partir do texto Judiciário: entre a justiça e a política, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.

O paradoxo mais evidente da nova ideologia liberal vitoriosa nas décadas finais do século XX sintetiza-se na decisão, praticamente seguida pela grande maioria dos países, entre os quais o Brasil, de desregulamentar a economia, inclusive com o adensamento do processo de privatizações de empresas, simultaneamente ao abandono das políticas comprometidas com o equilíbrio fiscal.

  • C. Certo
  • E. Errado