Imagem de fundo

“O produto do trabalho é, em todas as condições sociais, objeto de uso, mas o produto d...

“O produto do trabalho é, em todas as condições sociais, objeto de uso, mas o produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento: uma época em que o trabalho despendido na produção de uma coisa útil se apresenta como sua qualidade “objetiva”, isto é, como seu valor. Segue-se daí que a forma de valor simples da mercadoria é simultaneamente a formamercadoria simples do produto do trabalho, e que, portanto, também o desenvolvimento da formamercadoria coincide com o desenvolvimento da forma de valor”.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a concepção de mercadoria trabalhada por Karl Marx.

( ) A mercadoria pode ser compreendida como coisa, pois tem uma objetividade inerente a sua existência como objeto do trabalho humano.

( ) O produto do trabalho só é transformado em mercadoria numa época historicamente determinada de desenvolvimento.

( ) O caráter misterioso da forma-mercadoria consiste no fato de ela refletir às pessoas os caracteres sociais do seu próprio trabalho.

( ) O caráter fetichista da mercadoria expressa formas subjetivas criadas por produtores que retratam suas ideologias como princípios universais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A
V, F, F, V.
B
V, V, F, F.
C
F, V, V, F.
D
F, F, V, V.