A grandeza dos clássicos da Sociologia se deve ao fato de que eles nos legaram interpre...

A grandeza dos clássicos da Sociologia se deve ao fato de que eles nos legaram interpretações da sociedade moderna que ainda permanecem fundamentais para a compreensão do mundo social contemporâneo.


Assinale a alternativa correta, acerca das teorias de interpretação da modernidade, a partir dos teóricos clássicos da Sociologia.

A

Para Durkheim, a característica fundamental da modernidade é a divisão social do trabalho, cuja função é criar entre duas ou várias pessoas um sentimento de competição e desintegração social.

B

Weber enfatizava a racionalização da vida como uma das características fundamentais para se entender a sociedade moderna. Para esse sociólogo, a racionalização aumentou as possibilidades de expansão da eficiência e da produtividade e, por isso, pode-se dizer que ele tinha uma concepção otimista da sociedade moderna.

C

Comte e Durkheim tinham uma concepção pessimista da sociedade moderna; acreditavam que, com o advento da ciência e da técnica, o homem encontrou os elementos definitivos para controlar a natureza e expandir a produção, resultando em uma sociedade desordenada e desequilibrada.

D
Marx representa a crítica mais moderada acerca da modernidade. Na análise que faz do modo de produção capitalista, procura demonstrar que as bases do sistema produtor de mercadorias estão fundadas em relações de eqüidade e de solidariedade de classe.
E

Para Weber, a modernidade é apresentada como uma jaula de ferro , que se caracteriza por um longo processo de desencantamento do mundo , no qual as concepções mágicas e religiosas do mundo vão sendo substituídas por uma concepção racionalizada da existência.