Imagem de fundo

Considere as seguintes sentenças sobre a arquitetura de...

Considere as seguintes sentenças sobre a arquitetura de computadores:

I - Os programas desenvolvidos em linguagem de montagem para o IBM PC ou compatíveis podem utilizar serviços do sistema operacional a fim de realizar operações simples de entrada e saída. Essas funções são chamadas por interrupção de software por meio da instrução INT 80h.

II - A classe de dispositivos utilizados, atualmente, para a realização de operações de entrada e saída (isto é, que atuam na troca de informações tendo de um lado um computador e do outro usuários humanos do sistema) é bastante ampla e diversa, apresentando inúmeras características e operações. Entre elas estão impressora, monitores (ou telas), dispositivos gráficos (ou plotters), dispositivos de exploração ótica e dispositivos de apontamento.

III - Os quatro registradores de dados A, B, C e D, utilizados na arquitetura Intel 8086 e 8088, possuem normalmente as funções de: A = acoplador, B = base, C = copiador e D = datador. Quando usados como registradores de 16 bits, os nomes destes registradores recebem o sufixo X, sendo denominados de AX, BX, CX e DX. Quando utilizados em 8 bits, recebem os sufixos H (high) e L (low) para indicar a posição do byte dentro da palavra. Assim, os registradores de 16 bits AX, BX, CX e DX correspondem aos pares AH:AL, BH:BL, CH:CL e DH:DL.

Conforme WEBER (2012), marque a alternativa CORRETA:


A

Apenas a sentença I é verdadeira.


B

Apenas a sentença II é verdadeira.


C

Apenas a sentença III é verdadeira.


D

As sentenças I e II são verdadeiras.


E

As sentenças I e III são verdadeiras.