

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (2) no enunciado e nas respostas de algumas questões existe(m) letra(s), abreviatura(s), acrônimo(s), fórmula(s), comando(s), instrução(ões), palavra(s) ou texto(s) que foram digitados entre aspas, apenas para destacá-los. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere tais aspas e atente somente para a(s) letra(s), palavra(s) ou texto(s) propriamente ditos; e (3) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como essas orientações, os textos introdutórios das questões, normalmente disponibilizados antes das Figuras, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.
As questões 32, 33, 34 e 35, baseiam-se nas Figuras 9(a) e 9(b). A Figura 9(a) mostra um Diagrama Entidade Relacionamento (DER), a partir do qual foram criadas e populadas, no banco de dados Oracle 11g, todas as tabelas, considerando-se os seguintes aspectos: (1) o Oracle 11g encontra-se instalado em um computador com o sistema operacional Windows; (2) na criação das tabelas, respeitou-se, rigorosamente, os conceitos do modelo relacional e as restrições das integridades de identidade e relacional; (3) as tabelas foram criadas respeitando-se, ao máximo, os nomes, tipos de dados, domínios, cardinalidades e demais detalhes mostrados no DER; (4) na criação das tabelas, foram feitas as adaptações necessárias, devido as restrições do banco de dados Oracle 11g; (5) os campos das tabelas não deverão aceitar valores nulos, com exceção para a chave estrangeira, se for o caso; (6) todas as tabelas foram criadas e populadas no mesmo esquema de banco de dados e pelo mesmo usuário de banco; e (7) o banco de dados Oracle 11g está configurado para aceitar o tipo de data no formato dia/mês/ano (DD/MM/AAAA). A Figura 9(b) mostra uma declaração SQL, que será executada no banco de dados Oracle 11g.
DISCIPLINA |
|
|
============![]()
DISCIPLINA_ALUNO |
|
|
=============![]()
ALUNO |
|
|
Figura 9(a) - DER
drop table disciplina cascade constraint; |
Figura 9(b) - Declaração SQL
A tabela "ALUNO" foi criada, no banco de dados Oracle 11g, conforme constante no DER da Figura 9(a). Após ser criada, essa tabela foi populada com dados. Deseja-se, agora, acrescentar nessa tabela uma nova coluna com as seguintes características: (1) a nova coluna se chamará "CPF" ; (2) essa coluna será do tipo alfanumérico, de até onze posições, e (3) a coluna não será de preenchimento obrigatório, entretanto, ao ser inserido um novo registro nessa tabela, o conteúdo desse campo não poderá se repetir. Nesse sentido, assinale a alternativa que permite inserir a nova coluna "CPF", na tabela "ALUNO", nas condições descritas nesse enunciado.
alter table aluno add (cpf varchar2 (11) primary key); |
alter table aluno modify (cpf varchar2 (11), primary key (cpf)); |
alter table aluno add (cpf varchar2 (11) constraint aluno_cpf unique); |
alter table aluno modify (cpf varchar2 (11) check not repeat); |
alter table aluno add (cpf varchar2 (11) verify not repeat); |