

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
FIGURA E TEXTO REFERÊNCIA PARA AS QUESTÕES DE 21 A 23.

Considere o diagrama ER da figura que modela um sistema de controle de produção. No sistema modelado, um fornecedor fornece vários componentes e cada componente pode ser fornecido por diversos fornecedores. Funcionários são designados como responsáveis por combinações de fornecedor-componente (cada combinação fornecedor-componente deve ter um responsável). Produtos contêm componentes e pertencem a uma categoria. Cada categoria pode ter a uma categoria superior. Diversos produtos podem pertencer a uma dada categoria.
Considere o diagrama ER, mapeado em um modelo relacional com as tabelas Produto, Componente e contém. Considere também que o banco contenha a visão (view) definida pelo comando:
CREATE VIEW TotalComp AS (SELECT idProd, count(*) AS total FROM Produto NATURAL JOIN contem GROUP BY idProd);
Entre as consultas SQL abaixo, assinale quais retornam todos os idProd de produtos que contêm um número de componentes igual ao maior número de componentes contidos em um produto.
Considere a execução das consultas no PostgreSQL 9.5 e considere que todas as tabelas contêm registros.
I) SELECT idProd FROM TotalComp AS T WHERE T.total = (SELECT max(total) FROM TotalComp);
II) SELECT idProd FROM TotalComp AS T WHERE T.total = (SELECT sum(total) FROM TotalComp);
III) SELECT idProd, max(total) FROM TotalComp GROUP BY idProd;
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.