O TCE-PI está realizando uma modernização completa de sua infraestrutura interna de rede para garantir maior segurança, desempenho e escalabilidade.
Durante o projeto, serão analisadas diversas topologias de rede, modelos de referência, como o OSI e TCP/IP, e a escolha de equipamentos adequados para suportar as novas demandas. A eficiência da comunicação dependerá de uma integração harmoniosa entre protocolos de camada de transporte, dispositivos de conectividade e a arquitetura de rede subjacente.
Considerando a modernização da infraestrutura de rede do TCE-PI, assinale a opção que oferece a melhor combinação de topologia, equipamentos e protocolos para maximizar a eficiência e a segurança dessa nova rede corporativa.
Implementar uma topologia em estrela utilizando switches de camadas 2 e 3 para segmentar as redes e aplicar o protocolo TCP no transporte, para garantir a entrega confiável dos dados.
Utilizar uma topologia em malha, para garantir a redundância na rede, combinando roteadores e switches, e aplicar o protocolo UDP para garantir uma maior confiabilidade nas transmissões dos dados.
Adotar uma topologia em barramento com switches de camada 3, integrando o protocolo TCP/IP para fornecer maior controle sobre o roteamento, e utilizar hubs para reduzir a complexidade da estrutura.
Implementar uma topologia híbrida (estrela e malha) utilizando switches de camada 2 e hubs, com protocolos de roteamento dinâmico e um sistema de controle de fluxos utilizando a camada de enlace.
Adotar a topologia em anel com roteadores de camada 3 para isolar diferentes redes e utilizar o protocolo UDP para reduzir a latência nas transmissões, garantindo maior eficiência e entrega confiável em aplicações críticas.