

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma Secretaria da Fazenda está projetando a infraestrutura de armazenamento para seu novo data center principal. O projeto prevê a consolidação do armazenamento de sistemas críticos como o banco de dados de arrecadação (que demanda alta performance e baixa latência para transações) e o repositório de arquivos de declarações que demanda alta capacidade e custo otimizado. A equipe de infraestrutura está analisando diferentes arquiteturas de Storage Area Network (SAN).
Considerando tais características, a arquitetura de SAM que melhor se alinha com a necessidade de fornecer acesso block-level de alta performance com baixa latência para o banco de dados transacional é :
SAN baseada em iSCSI utilizando switches Ethernet de 10GbE e protocolo TCP/IP, com storage arrays híbridos (HDD + fita LTO) conectados na mesma rede de dados corporativa.
NAS (Network Attached Storage) de alta performance com protocolo NFSv4 ou SMB 3.0, compartilhando sistemas de arquivos via rede Ethernet dedicada de alta velocidade.
Direct-Attached Storage (DAS) com arrays de discos SAS conectados diretamente aos servidores de banco de dados via controladora RAID interna, sem utilização de rede de storage.
SAN baseada em DAS que converge o tráfego FC e Ethernet em uma única infraestrutura de smitches.
SAN baseada em Fibre Channel (FC) com uma rede dedicada de switches FC, protocolo FCP e storage arrays All-Flash.