

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um Ministério Público Estadual tem posse de uma base de dados intitulada processos, criada no PostgreSQL 11+, em condições ideais, majoritariamente append-only nas quais são utilizados planos do tipo index-only scan. Contudo, ainda apresenta muitos heap fetches quando comandos são executados com EXPLAIN (ANALYZE, BUFFERS). A ação operacional que tende a viabilizar a leitura somente pelo índice com maior consistência é
alterar o nível de isolamento para REPEATABLE READ na sessão de leitura, pois isso torna as tuplas implicitamente visíveis ao índice.
forçar enable_seqscan = off na sessão, pois isso converte o plano em index-only scan evitando leituras no heap.
ajustar random page_cost para reduzir a penalidade de acesso aleatório e induzir o otimizador a evitar o heар.
executar VACUUM (rotineiro/automático bem ajustado) para aumentar a marcação alI-visible e reduzir a necessidade de visitar o heap.
criar um índice B-tree com INCLUDE nas colunas projetadas, pois isso elimina a dependência de visibilidade de tuplas no heap.