Imagem de fundo

Um Departamento de Arrecadação Tributária precisa de um sistema que processe até 200 mi...

1
Q4507372
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2025
Prova: FCC - SEFAZ PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - Área: Tecnologia da Informação . - 2025

Um Departamento de Arrecadação Tributária precisa de um sistema que processe até 200 milhões de transações diárias com inserções em alta velocidade, armazenando dados fiscais detalhados com alta disponibilidade, baixa latência e escalabilidade horizontal. O sistema também deve permitir consultas rápidas para detecção de fraudes em tempo quase real. Dada essa necessidade, o mais adequado é


A

optar por banco de dados orientado a grafos (como o Neo4j), para modelar relações entre estabelecimentos e detectar padrões complexos.


B

utilizar banco relacional com replicação e sharding manual, priorizando consistência, mesmo com maior complexidade.


C

escolher NoSQL chave-valor (como o Redis), para armazenar permanentemente transações e realizar consultas analíticas.


D

adotar NoSQL orientado a documentos (como o MongoDB), para flexibilidade de esquema e indexação em registros JSON.


E

implementar NoSQL orientado a colunas (como o Cassandra), com ingestão em massa, escalabilidade horizontal e alta disponibilidade distribuída.