Questões de Concurso sobre Armazenamento em Memória - Página 4 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Armazenamento em Memória

 
 
Disciplina 1
Assunto 12
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.037 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A seguir, são apresentados alguns exemplos de memórias de semicondutores presentes em um computador:


I. RAM Estática.

II. RAM Dinâmica.

III. PROM.

IV. Flash.


Quais são classificadas como memórias voláteis?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas I, II e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

A respeito dos dispositivos de armazenamentos, é correto afirmar que:


A

é no HD (Hard Disk) que ficam armazenados todos os programas, jogos, arquivos, fotos e músicas. Os HDs armazenam dados em um chip de memória flash.


B

um SSD (Solid State Drive) usa gravação magnética para armazenamento de dados. Pelo fato de usar gravação magnética, é mais rápido do que os tradicionais discos rígidos.


C

as unidades SSD (Solid State Drive) são dispositivos de armazenamento que podem ser usados para armazenar programas e arquivos de um computador como em um disco rígido tradicional.


D

as unidades de disco rígido usam as interfaces SATA, sendo compatível com todas as placas mães do mercado que usam esse tipo de interface.


E

as mídias de Blu-Ray são discos rígidos de alta velocidade criados para substituir os HDs. Elas são utilizadas para armazenar programas e arquivos de um computador.

O sistema de endereçamento da memória numera os bytes sequencialmente a partir de zero, permitindo que cada byte seja acessado individualmente. Os diversos modelos de computadores agrupam, por vezes, os bytes em grupos de 2, 4, 6 até 8, dando um endereço particular para cada um dos grupos assim constituídos. Esse grupo de bytes denomina-se:


A

Cache.


B

Chave.


C

Palavra.


D

Registro.

NVMe (Non-Volatile Memory Express) é a tecnologia de armazenamento de dados mais recente e está substituindo os SSDs (Solid State Drive) tradicionais. Considere as afirmativas relacionadas a dispositivos de armazenamento apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Um dispositivo de armazenamento SSD de 256GB carrega o Sistema Operacional 2 vezes mais rápido comparado a um dispositivo de armazenamento SSD de 128GB tradicional.

(__)Um dispositivo de armazenamento SATA pode substituir os SSDs sem prejuízos ao desempenho do computador pessoal.

(__)A tecnologia NVMe dissipa mais potência e consome mais energia que os SSDs tradicionais.

(__)A SSD NVMe é superior em termos de latência e desempenho comparado aos SSDs tradicionais enquanto tem custos similares.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

F - F - F - V.


B

V - F - V - F.


C

F - F - V - F.


D

V - F - V - V.


E

F - V - F - F.

Um computador com 16 GB de memória RAM instalada possui um processador com memória cache L3 de 12 MB, com 12 vias associativas e line size de 4 KB. Nesse sistema, qual o quantitativo de páginas de memória que podem estar presentes na memória cache? (Considere K = 210, M= 220 e G = 230)


A

12


B

3 K


C

12 K


D

1024 K


E

4096 K

Qual é a função da memória cache na arquitetura de computadores?


A

Armazenar programas permanentemente.


B

Auxiliar na execução de tarefas e aumento de dados do sistema operacional.


C

Armazenar dados de usuários de forma permanente.


D

Gerenciar entrada e saída de dados do disco rígido.


E

Melhorar a velocidade de processamento de dados.

Em um sistema padrão IBM-PC, existe um tipo de memória que possui alta capacidade, podendo comportar grande quantidade de dados. O tipo de memória e sua aplicação típica são descritos por


A

DRAM, memória principal.


B

DRAM, memória secundária.


C

SRAM, memória principal.


D

SRAM, memória terciária.

Caches são estruturas dos processadores modernos que dão ao programador a ilusão de acessar uma memória grande tão rápido quanto uma memória pequena. Com base no princípio de que o software não precisa acessar todos os seus dados ao mesmo tempo nem com a mesma probabilidade.


C

Certo


E

Errado

Memórias somente de leitura do tipo ROM (Read-Only Memory) permitem acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos. Considerando os respectivos tipos de memória ROM, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. ROM.

2. PROM.

3. EPROM.

4. EAROM.


( ) Pode ser programada fora da fábrica; o conteúdo pode ser apagado e regravado através de processos especiais, sendo removido pela aplicação de luz ultravioleta por uma janela de vidro existente na sua parte superior.

( ) Possui circuitos internos que permitem sua gravação nos centros onde será utilizada; tem custo mais elevado que a ROM. Uma vez gravada não pode ser alterada.

( ) O conteúdo a ser alterado é removido por processos elétricos, mediante aplicação de uma tensão em um de seus pinos.

( ) Seu conteúdo é gravado durante a fabricação. Uma vez fabricada, não pode ser alterada.


A sequência está correta em


A

1, 4, 3, 2.


B

4, 1, 2, 3.


C

2, 3, 1, 4.


D

3, 2, 4, 1.

Dentro de um sistema computacional, há diversos tipos de memórias, com velocidades de transferência também diferentes (tempo de acesso para leitura e para gravação). Ainda segundo a velocidade de trabalho dessas memórias, assinale a alternativa que apresenta uma lista ordenada em ordem crescente de desempenho.


A

Memória principal, registradores, memória cache.


B

Memória cache, registradores, memória principal.


C

Memória principal, memória secundária, registradores


D

Registradores, memória secundária, memória principal.


E

Memória secundária, memória principal, memória cache.

Deseja-se aumentar a memória RAM de uma estação de trabalho que atualmente possui 4GB. A placa mãe suporta até quatro pentes de memória do tipo SDRAM-DDR3 1600/1333/1066 de, no máximo, 4GB cada.


Assinale a opção que apresenta a configuração de memória possível para a estação de trabalho.


A

Um pente SDRAM-DDR4 1866 de 8GB.


B

Quatro pentes SDRAM DDR2 1600 de 2GB.


C

Dois pentes SDRAM-DDR3L 1600 de 4GB.


D

Dois pentes SDRAM-DDR4 1600 de 4GB.


E

Dois pentes SDRAM-DDR3 1600 de 2 GB e dois pentes SDRAM-DDR2 1600 de 2 GB.

Sobre armazenamento de dados, considere as afirmações:


I. O armazenamento de disco é duas ordens de magnitude mais barato, por bit, que o da RAM (Random Access Memory) e frequentemente duas ordens de magnitude maior também.

II. SSDs (Solid-State Drive) têm partes móveis, contêm placas na forma de discos e armazenam dados em discos magnéticos.

III. SATA é a sigla para Serial ATA, e ATA, por sua vez, é a sigla para AT Attachment.


Assinale a alternativa CORRETA, conforme Tanenbaum e Andrew S. (2016):


A

Apenas a afirmação I é correta.


B

As afirmações I e III são corretas.


C

Apenas a afirmação II é correta.


D

As afirmações II e III são corretas.


E

As afirmações I, II e III são corretas.

Considere uma memória principal com células de 8 bits, endereçáveis em hexadecimal de 0000 a 13FF. Qual a capacidade de armazenamento dessa memória?


A

1206 B


B

5 KB


C

16 Kb


D

1024 KB


E

1600 Kb

Sobre os componentes da organização básica do microprocessador, analise as afirmativas a seguir.


I. Memória principal: também chamada de memória real é a memória que o processador pode endereçar diretamente; são exemplos de memória principal a memória ROM; RAM; e, HD (hard disk).

II. Clock: circuito oscilador que tem a função de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento.

III. Barramento: conjunto de linhas de comunicação pelas quais se estabelecem as interligações entre dispositivos de computação eletrônica. São divididos em três funções distintas: comunicação de dados; comunicação de endereços; e, comunicação de rede.

IV. Barramento de entrada e saída: possibilita a expansão de periféricos e a instalação de novas placas nos computadores.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I e III.


B

I e IV.


C

II e III.


D

II e IV.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado