

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No PostgreSQL, o mesmo servidor pode ter diversas bases, fisicamente separadas, cada uma contendo uma coleção de objetos, como tabelas e visões.
Certo
Errado
Bancos de dados muito grandes (VLDB) apresentam desafios de administração, porque exigem que os DBA adotem múltiplas estratégias para mantê-los. O particionamento é componente chave dessas estratégias.
Com relação às vantagens do particionamento no banco de dados Oracle v23c, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Permite que operações de gerenciamento de dados, como, por exemplo, carregamento de dados, criação e reconstrução de índices e operações de backup e restore, apenas no nível de tabela inteira. Isso resulta em tempos significativamente reduzidos para executar essas operações.
( ) Melhora o desempenho das consultas SQL. Muitas vezes, os resultados de uma consulta podem ser obtidos acessando um subconjunto de partições, em vez de acessar a tabela inteira. Para algumas consultas, técnica chamada de remoção de partição pode fornecer ganhos de ordem de magnitude no desempenho.
( ) Aumenta a disponibilidade de bancos de dados de missão crítica se tabelas e índices críticos forem divididos em partições para reduzir as janelas de manutenção. A execução paralela de consultas SQL oferece vantagens específicas para otimizar e minimizar os tempos de execução. A execução paralela é suportada exclusivamente para consultas SQL do tipo DDL.
As afirmativas são, respectivamente,
V – F – F.
V – V – F.
F – F – V.
F – V – F.
No trecho de código SQL a seguir, está representado um conjunto de declarações que foram executadas por um programador no MySQL.
CREATE TABLE TAB1 (MAT INT(10) NOT NULL, NOME
VARCHAR(4) NOT NULL, FONE VARCHAR(9), PRIMARY
KEY
(MAT));
INSERT INTO TAB1 VALUES (0123456789, ‘ABC’,
‘XYZ’);
CREATE VIEW V1 AS SELECT NOME, FONE, FONE+NOME
AS
VALUE FROM TAB1;
SELECT * FROM V1;
O resultado da declaração SELECT corresponde a:
NOME | FONE | VALUE |
ABC | XYZ | XYZABC |
NOME | FONE | VALUE |
ABC | XYZ | 0 |
NOME | FONE | VALUE |
ABC | XYZ | ABCXYZ |
NOME | FONE | VALUE |
ABC | XYZ | NULL |
Em um banco de dados relacional, uma tabela está na segunda forma normal quando toda coluna não chave depende diretamente da chave primária.
Certo
Errado
Definir um atributo como chave do tipo entidade significa que a propriedade de unicidade deve ocorrer para pelo menos uma entidade, portanto, quaisquer duas ou mais entidades podem ter, ao mesmo tempo, o mesmo valor para o atributo-chave.
Certo
Errado
A respeito de banco de dados, assinale a opção correta, considerando um banco de dados relacional Oracle.
Uma base de dados representa algum aspecto do mundo real, algumas vezes chamado de “minimundo”, de modo que mudanças no minimundo provocam mudanças na base de dados.
Uma propriedade de transação de banco de dados relacional é o isolamento que garante que as alterações de dados se tornem permanentes quando a transação é confirmada.
Um banco de dados é um conjunto de dados que visa manter a integridade e a segurança do sistema.
No banco de dados relacional, o dicionário de dados contém a especificação do desempenho das consultas contidas no banco de dados.
O princípio da atomicidade é o princípio que garante e permite a manipulação, no mesmo momento, de um mesmo dado por mais de uma pessoa ou um sistema.
Modelo de dados é o conjunto ferramentas conceituais para representar os conceitos e descrever a estrutura lógica e física do referido sistema de banco de dados. Considerando os tipos de modelos de dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
No modelo entidade-relacionamento, as entidades são descritas por meio de atributos e os relacionamentos são as associações entre as entidades.
O modelo relacional, o modelo de rede e o modelo hierárquico são considerados modelos com base em registros, uma vez que utilizam registros.
O modelo entidade-relacionamento e o modelo orientado a objetos são classificados como modelos com base em objetos, pois trabalham a partir de objetos.
O modelo relacional é composto por tabelas, cujas linhas são registros. Pode-se afirmar que o registro se trata de uma estrutura com um número fixo de campos, cada campo com um tamanho não determinado. Nesse modelo, a representação é obtida por meio de um conjunto de tabelas que representam os dados e a relação entre eles.
Uma tabela encontra-se em 4FN quando, além de estar em 3FN, não contém
tabelas aninhadas.
dependências transitivas
tabelas autorelacionadas.
dependências intransitivas.
dependências multivaloradas.
Assinale a opção que contém o comando usado para conceder ou revogar permissões para usuários específicos, definindo o que cada um pode fazer no banco de dados:
USE.
TRUNCATE.
GRANT.
INSERT.
CREATE.
A equipe de sistemas do TJAP precisa analisar o papel das camadas de persistência em bancos de dados e como elas contribuem para o desenvolvimento dos sistemas.
Para tanto, com a intenção de ajudar nesse processo de análise, as camadas de persistência:
são exclusivas para bancos de dados NoSQL, utilizando bibliotecas como HBase e Cassandra;
proporcionam interfaces que permitem a leitura, gravação e manipulação dos dados armazenados, como JDBC e ADO.NET;
são responsáveis pela interface gráfica dos sistemas de bancos de dados, usando bibliotecas como Hibernate e Entity Framework;
gerenciam a persistência de dados no armazenamento e as bibliotecas SQLite e MongoDB são exemplos dessa abordagem;
focam exclusivamente a otimização de consultas SQL, e bibliotecas como LINQ e Django ORM são amplamente utilizadas nesse contexto.
Analise a consulta SQL a seguir.
Linha 1: SELECT cidade, estado, COUNT(*)
Linha 2: FROM clientes
Linha 3: GROUP BY cidade, estado
Linha 4: UNION ALL
Linha 5: SELECT cidade, estado, COUNT(*)
Linha 6: FROM empregados
Linha 7: GROUP BY cidade, estado
Para ordenar os resultados retornados pela consulta SQL acima, a cláusula ORDER BY deve ser inserida:
entre as linhas 1 e 2, e entre as linhas 5 e 6.
entre as linhas 3 e 4, e depois da linha 7.
após a linha 7.
após o UNION ALL.
João, administrador de banco de dados, deverá configurar a inicialização de uma instância do Banco de Dados Oracle. Para isso, deverá considerar que somente poderá executar o “shutdown” da instância após o “rollback” das transações não submetidas a “commit”.
Para tanto, como João não precisa aguardar a conclusão de todas as transações, ele deverá executar o modo de “shutdown”:
abort;
mount;
nomount;
immediate;
transactional.
Analise as assertivas abaixo sobre operadores da linguagem SQL (Structured Query Language).
I. O operador NULL é utilizado em combinação com outros operadores para fornecer o resultado oposto, também chamado de resultado negativo.
II. O operador LIKE pode ser utilizado para procurar uma cadeia de caracteres em uma coluna de texto.
III. O operador UNION serve para agrupar linhas de uma tabela, sendo geralmente utilizado com funções de agregação como COUNT(), SUM() e AVG().
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Tendo como base o banco de dados Oracle versão 21c, em sua configuração original, assinale a alternativa que apresenta o comando mais destrutivo, que elimina os dados e a estrutura de uma tabela, considerando a existência do objeto TABELA e que o usuário tem todas as devidas permissões para executá-lo.
DELETE FROM TABELA WHERE ID > 1;
DELETE FROM TABELA;
DROP TABELA;
TRUNCATE TABELA;
SELECT * FROM TABELA HAVING SUM(ID) <> NULL;
No Relacionamento entre a Entidade1 e a Entidade2 a seguir, os pés de galinha em ambos os lados indicam uma relação muitos para muitos entre as entidades.

Certo
Errado
Um técnico em microinformática precisa exportar um banco de dados existente no MongoDB versão 7, em sua configuração original. Para isso, sabe-se que o comando a ser usado é mongoexport e que o resultado será no formato
YAML.
XML.
XLSX.
CSV.
JSON.
Com relação às três fases de um projeto de um novo banco de dados, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O modelo conceitual pode ter a forma de um diagrama entidade-relacionamentos e captura as necessidades de uma organização em termos de armazenamento de dados independentemente da sua implementação.
( ) O projeto lógico tem como objetivo transformar o modelo conceitual obtido na primeira fase em um modelo lógico que definirá como o banco de dados será implementado em um SGBD.
( ) Na etapa do projeto físico, o modelo de banco d e dados é enriquecido com detalhes que influenciam no desempenho do banco mas interferem em suas funcionalidades.
As afirmativas são, respectivamente,
V – F – F.
V – V – F.
F – F – F.
F – V – V.
F – F – V.
Com relação a uma transação T em um banco de dados relacional que segue protocolo de bloqueio de duas fases, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A primeira fase, é denominada fase de reconhecimento do plano de execução de consultas (ou reconhecimento), novos bloqueios de itens podem ser adquiridos, mas nenhum pode ser liberado.
( ) A segunda fase, é denominada fase de demarcação do plano de execução de consultas (ou demarcação), durante a fase os bloqueios existentes devem ser liberados, mas nenhum novo bloqueio pode ser realizado.
( ) Se a conversão de bloqueio for permitida, então a atualização de bloqueios (de bloqueados para gravação para bloqueados para leitura) deve ser feita durante a fase de reconhecimento, e o downgrade dos bloqueios (de bloqueados para leitura para bloqueados para gravação) deve ser feito na fase de demarcação.
As afirmativas são, respectivamente,
V – V – V.
V – V – F.
F – F – F.
F – V – F.
F – V – V.
Em um sistema de alta disponibilidade, o recurso de implementar um cluster no modelo failover (também denominado ativo/passivo) tem o objetivo de
impedir que um usuário tenha sua tarefa interrompida quando estiver trabalhando em uma sessão ativa no sistema.
recuperar, em tempo aceitável, os dados armazenados e os serviços e as aplicações mantidos em um sistema operacional.
balancear serviços entre computadores, distribuindo o tráfego e as requisições entre os equipamentos que compõem o cluster.
garantir o desempenho pela combinação de dois ou mais computadores que executam aplicativos em um único cluster virtual.
garantir a segurança pelo filtro de tráfego por protocolos e portas dividido entre as máquinas, permitindo que um usuário se conecte a apenas um nó do cluster disponível.
No contexto de administração de banco de dados MySQL, ao planejar o armazenamento de tabelas e índices, considerando otimizar a alocação de espaço e melhorar o desempenho do sistema, é recomendado utilizar:
páginas menores para todas as tabelas e índices para reduzir a fragmentação.
partições para separação de dados históricos e dados recentes, em tabelas com alta taxa de inserção.
tabelas compactadas para economizar espaço em disco, independentemente do tipo de dado.
mecanismo de armazenamento MyISAM para todas as tabelas, pois ele oferece melhor desempenho em leitura e é compatível com a propriedade ACID.