Questões de Concurso sobre Infraestrutura como Serviço - IaaS

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
142 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2025
Prova: CESPE/CEBRASPE - PCDF - Gestor de Apoio - Área: Analista de Informática Banco de Dados . - 2025

Os órgãos e as entidades que necessitem renovar uma infraestrutura de centro de dados deverão fazê-lo por meio da contratação de serviços de computação em nuvem, a não ser que um estudo técnico preliminar da contratação demonstre sua inviabilidade.


C

Certo


E

Errado

A computação em nuvem é um ambiente de computação baseado em uma imensa rede de servidores, que podem ser físicos ou virtuais. Um dos seus modelos de serviço é a IaaS, que:


I. Trata-se da capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente

II. Oferece uma plataforma de alto nível de integração para implementar e testar aplicações na nuvem.

III. Nesse modelo, os clientes não precisam se preocupar com a instalação, manutenção ou gerenciamento do software, pois tudo é tratado pelo provedor de IaaS.


Julgue os itens e assinale a alternativa correta:


A

Somente I está correto.


B

Somente II está correto.


C

Somente III está correto.


D

I, II e III estão corretos.


E

I, II e III estão incorretos.

Ano: 2025
Prova: CESPE/CEBRASPE - PCDF - Gestor de Apoio - Área: Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas . - 2025

No modelo de serviço de nuvem IaaS, são oferecidos ao usuário recursos computacionais como capacidade de processamento, armazenamento e redes, sobre os quais o usuário pode instalar e executar qualquer tipo de software, como sistemas operacionais e aplicações.


C

Certo


E

Errado

IaaS (Infrastructure as a Service) refere‑se ao modelo de serviço de computação em nuvem em que o


A

provedor do serviço é responsável pelo gerenciamento dos dados, do runtime, da virtualização e do armazenamento.


B

provedor do serviço é responsável pelo gerenciamento da virtualização, dos servidores e do armazenamento, enquanto o usuário é responsável pelo gerenciamento do runtime, do sistema operacional e do middleware.


C

usuário do serviço é responsável pelo gerenciamento da virtualização, dos servidores e do armazenamento, enquanto o provedor é responsável pelo gerenciamento do runtime e do middleware.


D

usuário do serviço é responsável pelo gerenciamento da aplicação e dos dados, enquanto o provedor é responsável pelo gerenciamento do runtime, do middleware, do sistema operacional e da virtualização.


E

usuário do serviço é responsável pelo gerenciamento da aplicação, do runtime e do sistema operacional, enquanto o provedor é responsável pelo gerenciamento dos dados, do middleware, da virtualização e dos servidores.

A computação em nuvem (cloud computing) redefiniu a forma como as organizações consomem e gerenciam recursos de TI, oferecendo modelos de serviço distintos para diferentes necessidades. Acerca dos modelos de serviço IaaS, PaaS e SaaS, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)No modelo IaaS (Infrastructure as a Service), o provedor de nuvem gerencia a infraestrutura subjacente, incluindo servidores, armazenamento e rede, e o cliente é responsável por gerenciar o sistema operacional, middleware, dados e aplicações.

(__)No modelo PaaS (Platform as a Service), o cliente tem controle total sobre a infraestrutura de hardware, incluindo a escolha dos hypervisors e a configuração de rede física, gerenciando apenas a plataforma de desenvolvimento fornecida pelo provedor.

(__)O modelo SaaS (Software as a Service) oferece ao cliente acesso a um software completo e pronto para uso pela internet, onde o provedor gerencia toda a pilha de tecnologia, da infraestrutura à aplicação, e o cliente apenas utiliza o serviço.

(__)Um exemplo de uso de PaaS é quando uma equipe de desenvolvimento contrata um ambiente com um banco de dados, um servidor de aplicação e ferramentas de deploy pré-configuradas, permitindo que foquem apenas na codificação e gerenciamento de sua aplicação.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, V.


B

V, F, V, F.


C

V, F, F, F.


D

V, F, V, V.


E

F, F, V, V.

Considerando os conceitos de serviços em nuvens, assinale a alternativa CORRETA.


A

No modelo PaaS (Plataforma como Serviço), o cliente é responsável pela manutenção física dos servidores.


B

laaS (Infraestrutura como Serviço) fornece exclusivamente serviços de banco de dados, deixando o restante da infraestrutura a cargo do cliente.


C

SaaS (Software como Serviço) permite o usuário configurar os servidores e a rede virtual para rodar seus próprios sistemas operacionais.


D

laaS (Infraestrutura como Serviço) proporciona maior flexibilidade para o cliente escolher e configurar os sistemas operacionais, middleware e aplicativos que serão executados quando comparado aos modelos laaS (Infraestrutura como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço).


E

SaaS (Software como Serviço) exige que o cliente tenha um time de TI dedicado para gerenciar a infraestrutura.

Com relação a arquitetura e desenvolvimento em nuvem, analise os itens a seguir.


I. IaaS, PaaS e SaaS são tecnologias populares conhecidas como modelos de serviço de nuvem (ou modelos de computação em nuvem) que fornecem, respectivamente, infraestrutura, plataforma e aplicações.

II. CaaS, é utilizado para desenvolver e implantar aplicativos usando contêineres como serviço, promovendo entrega e gerenciamento de todos os recursos de hardware e software.

III. O desenvolvimento em nuvem é a abordagem para criar aplicações e ferramentas de TI usando a computação em nuvem.

IV. A adoção da nuvem não é ideal para todos os casos, sendo necessário considerar que tipo de nuvem se quer criar com base nos investimentos em tecnologia, nos requisitos de negócios específicos e nas metas gerais que espera alcançar.


Está correto o que se afirma em


A

I e IV, apenas.


B

I e, III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

Ano: 2025
Prova: CESPE/CEBRASPE - SUSEP - Analista Técnico - Área: Tecnologia da Informação e Ciencia de Dados - 2025

Em ambientes de nuvem pública, a responsabilidade pela configuração segura dos recursos provisionados acima da camada de virtualização recai essencialmente sobre o cliente, inclusive no modelo IaaS, independentemente das proteções físicas e lógicas disponibilizadas pelo provedor.


C

Certo


E

Errado

Um grande banco está considerando migrar sua infraestrutura para a computação em nuvem. A equipe responsável por essa migração busca uma solução que permita ter escalabilidade para lidar com picos de demanda e controle total sobre o ambiente de execução de suas aplicações, além da possibilidade de reduzir custos, pagando apenas pelos recursos usados na nuvem.


Com base nesses requisitos, a solução adequada para o banco será utilizar uma nuvem


A

privada com modelo de serviço SaaS.


B

pública com modelo de serviço PaaS.


C

privada com modelo de serviço IaaS.


D

pública com modelo de serviço IaaS.


E

híbrida, combinando os modelos de serviço SaaS e PaaS.

O TCE-PE tem adotado tecnologias de computação em nuvem como parte de sua estratégia de modernização da infraestrutura de TI, visando maior escalabilidade, eficiência e redução de encargos operacionais. No entanto, a escolha do modelo de serviço adequado impacta diretamente nas responsabilidades da equipe técnica quanto à gestão e à segurança do ambiente.


Dessa forma, com base nos modelos de serviço em nuvem e suas implicações para a segurança e a gestão de ambientes, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) No modelo Infrastructure as a Service (IaaS), cabe ao cliente a responsabilidade pela instalação, atualização e segurança do sistema operacional e das aplicações hospedadas.

( ) Em ambientes Software as a Service (SaaS), o cliente pode ser responsável por configurar políticas de acesso, autenticação e permissões de usuários, quando essas opções são disponibilizadas pelo provedor.

( ) No modelo Platform as a Service (PaaS), o provedor é responsável pelo ambiente de execução e pela infraestrutura, enquanto o cliente é responsável pelo código da aplicação e pela segurança das dependências utilizadas.

( ) Considerando os modelos de serviço IaaS, PaaS e SaaS, nessa ordem, a responsabilidade pela gestão da infraestrutura é gradualmente transferida ao provedor da nuvem. As afirmativas são, respectivamente,


A

V – F – V – F.


B

V – V – V –V.


C

F – V – V – V.


D

V – V – F – V.


E

F – F – F – V.

O TCE-PE busca soluções que otimizem o desenvolvimento de sistemas próprios voltados ao controle externo da administração pública. Nesse contexto, imagine que a equipe técnica do Tribunal precise criar uma nova aplicação institucional com funcionalidades específicas de auditoria e análise de dados. O desenvolvimento será realizado internamente, com integração via APIs, implantação ágil de novas versões e escalabilidade automatizada conforme o uso.

Além disso, a equipe deseja focar apenas na lógica da aplicação, sem gerenciar diretamente servidores, sistemas operacionais, redes ou demais aspectos da infraestrutura.


Considerando essas necessidades, o modelo de serviço em nuvem mais adequado para os objetivos descritos é:


A

Platform as a Service (PaaS), pois disponibiliza um ambiente integrado de desenvolvimento, testes e implantação, abstraindo o gerenciamento da infraestrutura subjacente, enquanto oferece suporte à escalabilidade e à integração com APIs externas.


B

Software as a Service (SaaS), pois permite que a organização utilize soluções prontas com alto grau de personalização e flexibilidade de desenvolvimento, adequadas para criar aplicações institucionais sob demanda, com controle sobre funcionalidades, código e integração com APIs.


C

Infrastructure as a Service (IaaS), porque fornece recursos computacionais sob demanda, permitindo controle sobre servidores e sistemas operacionais, além de suportar integrações com APIs e escalabilidade configurável.


D

Platform as a Service (PaaS), já que oferece total autonomia sobre a infraestrutura virtual, permitindo que o desenvolvedor gerencie redes, sistemas operacionais e servidores conforme as necessidades da aplicação desenvolvida.


E

Infrastructure as a Service (IaaS), visto que a flexibilidade total sobre o ambiente virtualizado permite que o tribunal se concentre apenas na lógica de negócio, sem necessidade de se preocupar com aspectos operacionais da infraestrutura.

Em sistemas de Computação em Nuvem, as APIs desempenham um papel crucial na gestão e provisionamento de recursos. No contexto de um ambiente IaaS, onde o provedor disponibiliza recursos de hardware virtualizados, as APIs têm o papel de


A

integrar recursos de hardware disponíveis na camada IaaS e fornecidos para a camada PaaS, permitindo a orquestração e gerenciamento programático da infraestrutura.


B

gerenciar as aplicações dos usuários, garantindo a escalabilidade automática de serviços.


C

habilitar a comunicação entre sistemas de diferentes provedores de nuvem, independentemente da arquitetura.


D

padronizar a comunicação assíncrona entre frameworks, otimizando o consumo de rede.


E

facilitar a migração de dados de ambientes com serviços hospedados localmente para a nuvem, utilizando protocolos de transferência de arquivos.

Em um ambiente Google Cloud Platform (GCP), um engenheiro precisa garantir que uma VM não tenha acesso à internet pública, mas possa acessar serviços privados do Google via Private Google Access. Para atender a essa necessidade, a configuração deverá ser


A

ativar o IP público ephemeral na VM e configurar uma rota customizada para a internet.


B

utilizar um Cloud NAT gateway na sub-rede da VM.


C

configurar uma regra de firewall bloqueando todo tráfego de saída para 0.0.0.0/0.


D

associar a VM a uma rede VPC sem gateway de internet.


E

remover qualquer IP público da VM e configurar a sub-rede com "Private Google Access" habilitado.

Um Analista Judiciário, ao descrever em uma documentação interna o tipo de computação utilizada por um Tribunal Regional Federal (TRF), de acordo com o NIST SP 800-145, estabeleceu que ela era composta por


• Modelo de serviço X: O TRF não gerencia nem controla a infraestrutura de nuvem subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento ou mesmo capacidades individuais de aplicativos, com a possível exceção de configurações específicas limitadas do usuário em aplicativos.

• Modelo de implantação Y: A infraestrutura da nuvem é composta de duas infraestruturas de nuvem distintas, uma privada e uma pública, que permanecem como entidades únicas, mas são interligadas por tecnologia padronizada ou proprietária.


O modelo de serviço e o modelo de implementação descritos na documentação se referem, respectivamente, ao


A

PaaS — Community cloud.


B

IaaS — Community cloud.


C

PaaS — Hybrid cloud.


D

SaaS — Community cloud.


E

SaaS — Hybrid cloud.

A adoção de tecnologias de computação em nuvem e de virtualização no ambiente de TI de um tribunal busca otimizar o uso de recursos, garantir escalabilidade e facilitar a manutenção de sistemas. Nesse contexto, foram implementadas soluções baseadas em modelos de serviço como laaS, PaaS e Saas, além da utilização de plataformas de virtualização, como VMware & Hyper-V, e de conteinerização com Docker. Para assegurar a eficiência operacional, é fundamental que as práticas de gestão da infraestrutura envolvam


A

a configuração de ambientes virtualizados utilizando VMware ou Hyper-V garantindo à provisionamento ágil de recursos & maior controle sobre a distribuição da carga de trabalho em servidores.


B

a adoção do modelo laaS para determinadas soluções de produtividade, reduzindo a necessidade de gerenciamento local, mesmo desprezando o uso de camadas inferiores da infraestrutura.


C

a implantação de contêineres Docker em ambientes controlados, com orquestração simplificada, mesmo na ausência de integração imediata com sistemas de monitoramento centralizado.


D

o uso de mecanismos de autoescalabilidade configurados com base em métricas de utilização, isento do acompanhamento financeiro periúdico e monitoramento em tempo real.


E

a combinação de conteinerização com infraestrutura virtualizada, ainda que dispense isolamento dedicado em casos que envolvam dependência direta de hardware ou configurações específicas de sistema operacional.

A infraestrutura como serviço (IaaS) oferece aos usuários recursos computacionais virtuais como servidores, armazenamento e redes, mas o gerenciamento do sistema operacional fica sob responsabilidade do cliente.


C

Certo


E

Errado

Uma Analista de um Tribunal Regional do Trabalho criou uma apresentação para um treinamento sobre Computação em Nuvem utilizando como referência as definições estabelecidas pelo NIST SP 800-145. Em um dos sides, ele definiu corretamente


A

Resource pooling - As capacidades podem ser provisionadas e liberadas elasticamente, em alguns casos automaticamente, para escalar rapidamente para cima ou para baixo de acordo com a demanda.


B

Rapid elasticity - Um consumidor pode provisionar unilateralmente capacidades computacionais, como tempo de servidor e armazenamento em rede, conforme necessário, automaticamente, sem a necessidade de interação humana com cada provedor de serviço.


C

laaS - O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura de nuvem subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento ou mesmo capacidade


D

Community cloud — A infraestrutura de nuvem é disponibilizada para uso aberto pelo público em geral. Ela pode ser de propriedade, gerenciada e operada por uma organização empresarial, acadêmica ou governamental, ou por uma combinação dessas.


E

SaaS - A capacidade fornecida ao consumidor é utilizar os aplicativos do provedor que estão sendo executados em uma infraestrutura

No modelo laaS, o provedor de nuvem é responsável apenas pela infraestrutura física, enquanto o sistema operacional, os dados e as aplicações são de responsabilidade do cliente.


C

Certo


E

Errado

Certo órgão público está migrando um sistema de gestão de ativos para um ambiente de nuvem IaaS (Infraestrutura como Serviço). Uma falha ocorreu, onde um servidor virtual foi comprometido devido a uma chave SSH mal protegida no sistema operacional da instância. O incidente levantou discussões sobre a responsabilidade compartilhada e a importância do Gerenciamento de Identidades e Acessos (IAM) na nuvem. Organize a sequência lógica das responsabilidades e as ações de segurança no modelo de responsabilidade compartilhada para IaaS, desde o comprometimento inicial até a remediação da falha, focando na distinção entre o provedor de nuvem e o cliente.


1. O cliente é responsável por garantir a segurança do sistema operacional (SO) da instância e por gerenciar as chaves de acesso (ex: chaves SSH).

2. O provedor de nuvem é responsável pela segurança da infraestrutura física subjacente (hardware, rede, virtualização).

3. O cliente detecta a intrusão no SO da instância e inicia o processo de resposta a incidentes.

4. O comprometimento ocorreu devido à falha do cliente em proteger adequadamente a chave SSH no SO da instância. 5. O cliente remedeia a falha, por exemplo, removendo a chave comprometida e aplicando as melhores práticas de IAM para acesso à instância.


Assinale a alternativa correta.


A

2 - 1 - 4 - 3 - 5


B

1 - 2 - 4 - 3 - 5


C

4 - 1 - 2 - 3 - 5


D

2 - 4 - 1 - 3 - 5

Analise os tipos de serviço de computação em nuvem abaixo:


I. IaaS (Infrastructure as a Service).

II. PaaS (Platform as a Service).

III. SaaS (Software as a Service).


Em quais deles o hardware de servidor é gerenciado pelo provedor de serviço de nuvem?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado